Ex-diretora do SindSaúde-SP assume Secretaria da Criança/DF
    Autor: Secretaria da Criança DF
    07/04/2014

O GDF realizou hoje, às 10 horas, no Palácio do Buriti, a solenidade de transmissão de cargos de secretários de Estado, Administradores Regionais e demais Gestores do Governo do Distrito Federal. O governador Agnelo Queiroz ressaltou o trabalho realizado pelos secretários que deixaram suas pastas e fez um balanço das ações de cada secretaria. Agnelo destacou a atuação de Rejane Pitanga na Secretaria da Criança, enfatizando seu comprometimento, dedicação e atuação em defesa das crianças e adolescentes e da reestruturação do sistema socioeducativo. “O gesto maior deste processo foi a demolição do Caje, uma estrutura que não permitia a ressocialização, mas isto está mudando. Rejane trabalhou com muita garra”, afirmou. A ex-secretária, Rejane Pitanga, agradeceu aos servidores e fez um balanço do trabalho realizado em dois anos na pasta, depois de transmitir o cargo para a nova secretária, em evento à tarde na secretaria. Segundo ela, a Secretaria da Criança está consolidada no governo e na sociedade, resultado do trabalho de equipe. “Foi uma construção de todos”, disse. Rejane afirmou que foi implantada uma gestão de qualidade, com resultados, em uma área que por muitos anos não teve qualquer tipo de investimento. “Conseguimos implantar diversos projetos e executamos ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes”. Entre outros, cita, a reestruturação do sistema socioeducativo – que a demolição do Caje como destaque – com um simbolismo que representa a implantação de um novo modelo e, além disso, o investimento nos conselhos tutelares, o Plano Distrital da Primeira Infância, o Projeto Político Pedagógico, o Projeto Vira Vida, e a implantação do SIPIA. A secretária Eliane Cruz enfatizou a proposta de dar continuidade ao trabalho realizado por Rejane Pitanga para desenvolver um projeto conjunto. “Estou me integrando à equipe e temos muitos desafios”. Entre eles, a reestruturação do sistema socioeducativo, a inauguração de novas unidades de internação, o Projeto Político Pedagógico, a redução da reincidência, a implantação do Projeto dos Egressos, o investimento no Meio Aberto, a instalação de sete novos conselhos tutelares e o enfrentamento ao trabalho infantil. Perfil da secretária Eliane Aparecida da Cruz, natural de São Paulo, é bacharel em Serviço Social, mestranda em Direitos Humanos e Cidadania no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos/ CEAM – UNB. É funcionária da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo desde 1986, foi diretora do Sindsaúde de 1990 a 2001, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, de 1998 a 2001, Coordenadora de Relações e Negociação Sindical da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 2009 a 2010. Foi chefe de gabinete do Ministério da Saúde de 2012 a 2014 e Secretária Executiva do Conselho Nacional de Saúde. A ex-secretária Rejane Pitanga assumiu no dia 18/04/2012 e transmitiu o cargo para a secretária Eliane Cruz no dia 04/04/2014. Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal www.crianca.df.gov.br/noticias/item/2604-empossada-nova-secret%C3%A1ria-da-crian%C3%A7a.html