Ipiranga: lenta degradação do ambiente de trabalho e da saúde dos trabalhadores
    Autor: SindSaúde-SP
    25/02/2016

Ontem, 24/02, o SindSaúde-SP e os trabalhadores do setor de arquivo do hospital Ipiranga se reuniram para discutir e propor encaminhamentos para melhoria do setor.
    Exatamente há um ano a direção do Hospital havia se comprometido em melhorar as condições de trabalho.
    A estante móvel não se move mais, obrigando os trabalhadores, comprometidos com a assistência aos usuários, a usar a força do corpo e não mais as das mãos para buscar prontuários. Isso tem resultado sérios problemas de saúde a todos os trabalhadores.
    A solução encontrada pela direção do Hospital foi distribuir parte dos prontuários acumulados para outras áreas improvisadas, como salas úmidas, sem iluminação e até em espaço do antigo necrotério. É um vai e vem, um sobe e desce escadas, com o peso dos prontuários de pacientes.

Essa solução foi adotada pelos gestores exatamente por falta espaço físico no setor que não possibilita aos trabalhadores de porte físico maior transitar entre as estantes e acarretando uma sobrecarga física maior aos trabalhadores de porte físico menor.

A essa situação se somam roedores e insetos circulando nesses espaços.

Não dá mais para aceitar essa situação humilhante e desgastante física e mentalmente para os trabalhadores.
    O SindSaúde-SP encaminhou com os trabalhadores e o Sinsprev, que esteve presente na reunião, agendamento de um perito para avaliar o setor, propor as necessárias e urgentes melhorias nas condições de trabalho e discussão da insalubridade e a redução ou corte do adicional dos trabalhadores dessa área, sob a justificativa de que o local não é insalubre.