Livro conta a história do HC de São Paulo e relembra atuação do SindSaúde-SP
    Autor: SindSaúde-SP
    10/01/2017

Escrito pelas funcionárias aposentadas Lázara Moraes Silva Telles e Aurea Magda Barioni Nieri, “MEMÓRIA E GLÓRIA DO HC 1938-2004 “ conta por meio de relatos, histórias vividas por funcionários (as) na convivência diária dentro do Hospital das Clínicas de São Paulo.

São mais de 3.000 relatos de funcionários, além de uma homenagem aos trabalhadores é um registro histórico importantíssimo para estudos futuros.

Em um dos relatos do livro o Dr. Waltênio Vasconcelos (Dr. Vasquinho) lembrou que a partir de 1988 com o direito de sindicalização a ASSES (Associação dos Servidores da Saúde no Estado de São Paulo) passou a se chamar SindSaúde. “Aos poucos, em todas as regiões do Estado foram implantadas subsedes”, Dr. Vasquinho também lembrou que em 13 de dezembro de 1996 foi a inaugurada a subsede do SindSaúde-SP Quarteirão da Saúde.

Conheça as autoras:

Lázara Moraes e Silva Telles
    Nasceu em Joaquim Távora, Paraná.
    Viveu a sua infância entre Tomasina, Pinhalão, Jaboti, Japira e Itaibí, que ficam no norte pioneiro do Paraná.
    Em 1939, veio com seus pais e irmãos para São Paulo. Voltou ao Paraná onde lecionou na Escola Rural de Cerradinho, município de Tomasina.
    Atualmente é funcionária pública aposentada do Hospital das Clínicas na Faculdade de Medicina de São Paulo, prestando serviços voluntários no Recanto do Aposentado desde 1996.

Aurea Magda Barioni Nieri
    Paulistana, nascida na Liberdade, que combina com meu espírito de luta, de minha origem italiana. Vivi até os 16 anos no querido Brás, bairro da maioria dos artistas ítalo-brasileiros. Hoje aos sessenta anos, vivo a era da globalização e da informatização, "grandes conquistas técnicas", mas ao mesmo tempo, assisto estarrecida, a violência e a corrupção do ser humano. O que será de nós?