Assembleia no IAMSPE esclarece dúvidas sobre o imposto sindical
    Autor: SindSaúde-SP
    28/03/2017

O SindSaúde-SP realizou nesta terça (28) uma assembleia com os (as) trabalhadores (as) no Iamspe. Na pauta as mobilizações contra as reformas trabalhista e previdenciária, a campanha salarial de 2017 e a cobrança do imposto sindical.

Muitos (as) trabalhadores (as) tinham dúvidas sobre o desconto referente ao imposto sindical, na oportunidade o presidente do SindSaúde-SP, Gervásio Foganholi, esclareceu que o SindSaúde-SP sempre foi contra a cobrança. “Desde nossa fundação sempre fomos contrários à cobrança do imposto sindical e ainda somos. A prática do imposto sindical incentiva a criação de diversos sindicatos que não tem a preocupação da representação da categoria, mas sim o interesse no dinheiro arrecadado via imposto sindical”.

O SindSaúde-SP não solicitou a cobrança do imposto sindical, isso foi uma determinação judicial mediante uma articulação da Confederação dos Servidores Públicos (CSPB), que recebe parte do valor arrecadado pelo imposto sindical. O SindSaúde-SP não é filiado à CSPB, mas sim a CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social).

Sabendo da determinação judicial, o SindSaúde-SP protocolou no diário oficial do Estado de São Paulo o pedido para recolhimento do imposto, caso o SindSaúde-SP não tomasse tal posição, esse dinheiro seria destinado para um outro sindicato que não representa os (as) trabalhadores (as) da saúde pública do estado. A direção do SindSaúde-SP irá se reunir para deliberar sobre a devolução do valor recebido (no imposto sindical) pelo sindicado para os trabalhadores filiados ao SindSaúde-SP.