SindSaúde se reúne com Colégio de Líderes na ALESP
    Autor: SindSaúde-SP
    03/05/2017

Na tarde desta terça-feira (2), diretores do SindSaúde-SP foram até a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) para duas reuniões, uma com o deputado Marcos Martins (PT) e outra com o Colégio de Líderes do legislativo paulista. O deputado Martins solicitou um espaço no Colégio para que o sindicato pudesse expor sua pauta.

A oportunidade foi mais uma tentativa do SindSaúde-SP de sensibilizar os deputados e o governo para avançar em pontos reivindicados pela categoria na campanha salarial deste ano (2017). Os principais pontos debatidos foram:

- 30 horas para trabalhadores administrativos das autarquias: Em 2013 foi aprovado as 30 horas para os trabalhadores(as) da administração direta, as negociações indicavam que posteriormente seria aprovada a inclusão dos administrativos das autarquias SUCEN, HCs e Hospital do Servidor, o que não aconteceu até hoje.

- Volta do IAMSPE e do DPME para a Secretaria de Estado da Saúde: tanto o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual quanto o Departamento de Pericias Médicas do Estado são órgão de saúde que estão ligados a secretaria de planejamento.

- Apoio ao Projeto de Lei (PL) que reestrutura Plano de Incentivo (PI): o projeto está parado na Casa Civil desde 2013;

- Reconhecimento de 94 trabalhadores concursados: A categoria reivindica que esse grupo de trabalhadores da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) sejam assumidos pelo Estado, uma vez que são funcionários públicos do Estado de São Paulo. Atualmente eles estão contratados pelo PPI (Programa de Pactuação Integrada) e seus salários são pagos com verba federal, seus contratos de trabalho precisam ser renovados anualmente, fazendo com que fiquem inseguros quanto a continuidade no trabalho.

Na reunião com Colégio de Líderes o presidente do SindSaúde-SP Gervásio Foganholi, teve 5 minutos para falar e pediu aos deputados líderes partidários presentes na reunião para que apoiem as reivindicações apresentadas acima e ajudem na negociação com governo, que até o momento não apresentou proposta para campanha salarial. “Boa parte desses pontos são consenso entre os trabalhadores (as) e o secretário David Uip, porém eles estão travados dentro do governo, precisamos dos deputados para ajudar avançar na negociação”, disse Gervásio.

O deputado Alencar Santana Braga, apoiou as reivindicações apresentadas. "Numa área tão delicada e importante como a saúde, valorizar o servidor é importantíssimo", ressalta ainda o líder da Bancada do PT na Alesp.