Sindicato unido e forte
desde 1989


    CAISM repudia ação de Dória na cracolândia
    Autor: SindSaúde-SP
    31/05/2017

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    O CAISM (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental) “Dr. David Capistrano da Costa Filho” da Água Funda que compõe a rede que acolhe usuários de drogas vindos da cracolândia e de outras regiões do Estado de São Paulo é uma referência de cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas, e por isso não poderia se furtar a se posicionar em relação as ações manicomiais que alcançaram recentemente a grande mídia desde o domingo, dia 21/05/2017.

    Nesse sentido, em respeito à história do Dr. David Capistrano da Costa Filho e da própria instituição, os trabalhadores reunidos em assembleia repudiam as ações truculentas e a overdose de erros cometidos no território conhecido como cracolândia.

    O consumo problemático de drogas é uma questão complexa que exige soluções humanizadas e articuladas, portanto não pode ficar refém de interesses da especulação imobiliária tampouco virar palco da violência policial e marketing político.

    O pedido de remoção coletiva feito pela Prefeitura à Justiça não possui evidência de prova científica que o sustente. Assim como a internação em massa não se sustenta cientificamente para o cuidado de usuários de crack. A história recente mostra que este tipo de ação produz apenas estigma e mais injustiça social. Vale lembrar o fracasso da Operação Sufoco, realizada na mesma cracolândia em 2012.

    Esperamos que as inúmeras manifestações e contestações de profissionais da saúde, juristas e movimentos sociais sejam escutadas considerando o compromisso com a construção de políticas de garantia de direitos.










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não