Plenária debate projeto das OSs para a capital
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    30/06/2005

Com a presença de 92 representantes de trabalhadores públicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Capital, hoje aconteceu a primeira Plenária para debater o projeto do prefeito José Serra (PSDB) para transferir a administração das unidades de saúde pública municipal para entidades privadas.

O projeto de lei (nº 318/05), enviado pelo prefeito em regime de urgência para Câmara Municipal, significa na prática que o prefeito quer implantar na Capital o mesmo modelo já existente no estado, onde a administração de diversos hospitais públicos foi transferida para organizações sociais que, de forma independente e pela lógica de lucro, restringem o acesso da população à saúde, pois atendem número limitado de pessoas e não têm controle social.

Na discussão de hoje, os trabalhadores debateram o projeto atual, o significado das organizações sociais, o modelo implantado no estado, a precarização tanto do atendimento à população quanto do emprego público, e as estratégias para encaminhar essa luta.

Uma das deliberações é levar a discussão para seus locais de trabalho, esclarecendo a categoria sobre a questão e a importância de estarem mobilizados, pois o projeto deverá ser votado no segundo semestre.

Entidades de trabalhadores públicos e de movimentos populares da saúde, desde que foram surpreendidas pelo envio deste projeto em caráter de urgência para a Câmara, já estão implementando ações para barrar essa proposta e defender a saúde pública na cidade de São Paulo. Durante o mês de julho, essas entidades promoverão duas plenárias municipais da saúde, nos dias 8 e 23 de julho.

E no dia 4 de agosto, às 10 horas, acontecerá a segunda plenária dos trabalhadores públicos estaduais da saúde municipalizados da capital.