Deputados aprovam LDO sem incluir reivindicações da Saúde
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    12/07/2005

A Saúde e os trabalhadores públicos estaduais ficaram mais uma vez fora das prioridades do atual governo do estado. Os deputados estaduais, maioria governista, aprovaram na noite de 7 de julho na Assembléia Legislativa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2006 sem incluir propostas sugeridas pelas entidades sindicais do funcionalismo estadual.
    A LDO define ações, metas e prioridades para o orçamento que por sua vez estabelece como será aplicada a arrecadação financeira do estado no ano seguinte de sua aprovação.
    Entidades sindicais do funcionalismo público estadual, entre elas o Sindsaúde-SP, conseguiram junto a deputados, comprometidos com a luta da categoria, incluir entre as propostas de emendas à LDO questões como: política salarial para os funcionários públicos estaduais com reajuste salarial, reposição das perdas e incorporação das gratificações, ampliação dos recursos para a saúde pública, ampliação do quadro de pessoal com a contratação de 34 mil servidores na área da saúde através concurso público, plano de carreira para os servidores da área da saúde, contrapartida do estado para o Iamspe e pagamento de precatórios alimentares. Porém essas reivindicações não foram levadas em consideração no momento da votação.
    Portanto, somente a ampliação da mobilização dos trabalhadores públicos estaduais, em especial dos trabalhadores públicos da saúde, se conseguirá reverter o descaso do atual governo com os serviços públicos prestados diretamente à população.