Hospital Geral de Vila Penteado “CARTA ALERTA”
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    28/08/2017

Prezados Usuários e Funcionários,

O Hospital Geral de Vila Penteado, referência no tratamento de diversas doenças e de atendimento na Zona Norte de São Paulo, passa hoje por sérios problemas estruturais e de gerenciamento, por parte do Governo Estadual. Esses problemas têm levado alguns trabalhadores (as) a cumprirem suas jornadas de trabalho com um acréscimo absurdo de horas. Esse esforço dos trabalhadores (as), fazendo quase o impossível, tem como objetivo garantir o atendimento à população.

Faltam funcionários, medicamentos, insumos, a política do governo estadual é sucatear para terceirizar. A falta de funcionários, por exemplo, tem levado alguns profissionais a trabalhar além da sua carga horária. Os excessos desses plantões acabam esgotando os trabalhadores (as). A consequência é o quadro que temos atualmente no hospital, muitos funcionários afastados por doenças ocasionadas por excessiva carga de trabalho. Nós, profissionais da saúde somos submetidos as atividades sob um estado de constante estresse, convivendo minuto a minuto com o limiar entre vida e morte, dor e tristeza, choro e lágrima. O excesso de trabalho alinhado ao desgaste físico e psicológico é inclusive arriscado, pois torna o profissional mais suscetível à erros.
    Gostaríamos de lembrar que apesar de todo nosso esforço e dedicação, nós trabalhadores (as) da saúde pública do estado de São Paulo estamos a anos sem aumento salarial, e somos parte do descaso do governo Alckmin com saúde, que vem precarizando, sucateando e terceirizando serviços. Nosso estado é o mais rico da federação e mesmo assim nosso salário está defasado e nosso vale refeição (coxinha) é de apenas oito reais.

Em uma das mesas de negociação realizada entre os representantes do SindSaúde-SP e a atual Diretoria do Hospital, o sindicado questionou se havia conhecimento e qual o posicionamento da administração do Hospital sobre o excesso de trabalho. A resposta foi que as irregularidades iriam ser averiguadas e se existissem, sanadas. O que não ocorreu.

Parece que a denúncia do excesso de trabalho e o papel que o SindSaúde-SP realiza ao fiscalizar as unidades e defender os interesses dos trabalhadores (as), tem incomodado. Já partiram para o ataque no discurso e o “mimimi” nos bastidores é que “o Sindicato acabou”. Os que dizem isso, acreditam que com o fim do imposto sindical, os sindicatos irão fechar as portas. Pois aí vem uma notícia para todos vocês, o SindSaúde-SP não recebe imposto sindical desde sua fundação, ou seja, 28 anos sem imposto sindical, não será agora que deixaremos de existir. Por outros momentos na história tentaram desestabilizar a representação dos trabalhadores e não conseguiram. Seguimos firmes na luta, defendo a saúde pública de qualidade.

Saúde Pública é um direito humano, nenhum direito a menos.

SuelyReginadeOliveira 28/08/2017
A carta já foi enviada para o governador?