Greve no Hospital Heliópolis
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    29/07/2005

Desde segunda-feira, 25 de julho, funcionários do Hospital Heliópolis estão em greve. Eles reivindicam o fechamento da ala para presidiários tendo em vista o risco de vida a que todos estão expostos. As tentativas de invasão para resgatar um dos presos internados transformaram a rotina do hospital. Os funcionários estão em permanente tensão.

O hospital não tem estrutura apropriada para esse tipo de atendimento, colocando em risco a vida dos pacientes, acompanhantes, funcionários, moradores da região bem como dos próprios presidiários.

Ontem, uma comissão, formada pelas entidades Sindsaúde-SP, Simesp e Sinsprev, reuniu-se com o diretor do Hospital, Abrão Rapoport, para solicitar o fechamento da ala.

Os funcionários não são contra o atendimento médico aos presidiários, porém isso deve ser feito em hospital penitenciário e não em hospitais gerais.

O diretor disse que, ao criar a ala, apenas cumpria uma ordem e estava tentando transferir os presos, mas não poderia fechar a ala.
    Os funcionários têm realizado manifestações e assembléias diárias para ampliar o movimento pelo fechamento da ala.

No dia 1º de agosto, às 16 horas, o Sindsaúde-SP e o Simesp agendaram uma reunião com o secretário estadual da Saúde para tratar do assunto.

Leia abaixo íntegra da carta aberta à população sobre a greve no Heliópolis.

GREVE NO HOSPITAL HELIÓPOLIS
    Funcionários e pacientes em risco de vida

Após uma noite de pânico e para preservar a vida das pessoas, os funcionários do Hospital Heliópolis decidiram entrar em greve.
    Há cerca de sete meses o Hospital passou a ter uma ala, de oito leitos, reservada especialmente para o atendimento ao sistema carcerário. Nesse período aconteceram duas fugas de presos, um seqüestro do carcereiro da prisão hospitalar e uma tentativa de invasão.
    Nessa tentativa de invasão, ocorrida na madrugada do dia 25, um tiroteio entre policiais e quatro bandidos colocou em risco a vida de pacientes, acompanhantes e funcionários, gerando ainda mais insegurança.
    A enfermaria para presos fica no mesmo andar em que funciona uma unidade de quimeoterapia.
    Todos têm direito a atendimento médico. Porém os presos devem ser atendidos em hospital penitenciário e não em um hospital geral, por onde circulam milhares de pessoas.
    Esse caso não é o único.
    O governador do estado vem implantando ala para presidiários em outros hospitais públicos como é o caso dos hospitais de Mirandópolis, Assis e Botucatu.
    Nós condenamos essa medida do governador, feita sem nenhuma discussão com entidades médicas, funcionários e população, em especial os usuários da saúde pública.
    O Pronto-Socorro do Hospital está atendendo somente aos casos de urgência.
    Os funcionários exigem providências imediatas, eficazes e definitivas contra essa medida irresponsável!

Sindsaúde-SP Cremesp Simesp Sinsprev Associação Paulista de Medicina