Sindicato unido e forte
desde 1989


    Greve no Vale do Ribeira: audiência no TRT
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    31/10/2005

    Crédito Imagem:

    O TRT intimou o Sindsaúde-SP para dissídio coletivo sobre a greve no Hospital Regional do Vale do Ribeira. A audiência aconteceu no dia 28 de outubro no TRT de Campinas e foi concedido prazo até 14 de novembro para que o Consaúde e o Sindsaúde-SP busquem uma solução negociada.

    Conscientes da responsabilidade de sua profissão junto à população, os trabalhadores do Hospital, desde o inicio da greve no dia 18 de outubro, se revezam, dentro de uma escala mínima, para garantir o atendimento de urgências, emergências e a pacientes internados, bem como divulgar amplamente a paralisação.

    Ao deliberar a greve, os trabalhadores também organizam ampla divulgação antecipadamente com carta à população, informes à imprensa, comunicados às autoridades competentes, atos públicos, bem como escala mínima para que os serviços essenciais sejam garantidos.

    Além disso, somente paralisam suas atividades esgotadas todas as possibilidades de negociação.

    A greve dos trabalhadores do Hospital Regional do Vale do Ribeira, incluindo o Complexo Ambulatorial, o Laboratório Regional e o serviço de resgate – SAMU, foi decidida em assembléia geral, no dia 10 de outubro.

    Antes dessa data, no dia 28 de setembro, os trabalhadores já tinham realizado um ato público em frente ao Hospital, expondo a intransigência da direção do Hospital e alertando aos usuários sobre a possibilidade de greve, inclusive, distribuindo carta aberta à população.

    O Sindsaúde-SP entregou a pauta de reivindicações no dia 22 de março. Apesar de diversas reuniões com a superintendência do Hospital e a direção do Consaúde, não conseguiram avançar nas negociações.

    Desde 1995 sem reajuste, recebendo no período apenas algumas gratificações, não incorporadas ao salário, houve mais de 30% de perda salarial. Além disso, benefícios garantidos por lei, como vale-transporte e carga horária da categoria não são respeitados, não há pagamento de horas-extras e até para o recolhimento do FGTS foi necessário ação judicial do Sindsaúde-SP.

    Atualmente trabalham nas quatro unidades públicas de saúde da região, administradas pelo Consaúde, 930 funcionários: 718 do Hospital, 140 do SAMU, 38 do Complexo Ambulatorial e 34 do Laboratório.

    O Consaúde - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira – é formado por 26 municípios da região (Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cananéia, Cajati, Eldorado, Iguape, Ilha Cumprida, Iporanga, Itariri, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itanhaém, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Mongaguá, Pariquera-Açú, Peruíbe, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras, Tapiraí), representados pelos prefeitos.

    Notícias anteriores
    26/10/05 – Vale do Ribeira: ato marca 8º dia de greve
    24/10/05 – Greve no Hospital Regional do Vale do Ribeira
    11/10/05 – Hospital Regional do Vale do Ribeira decreta greve









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não