Divulgação da marcha é fundamental para a vitória
    Autor: CUT
    11/11/2005

A II Marcha Nacional pelo aumento do salário mínimo e pela redução da jornada de trabalho, convocada pela CUT em conjunto com as demais centrais para os próximos dias 28, 29 e 30, em Brasília, conta com um importante aliado: o profissional de comunicação.

Não há como ganhar essa batalha e vitaminar os recursos para o aumento do mínimo no Orçamento da União - que envolve o Congresso Nacional e o Executivo - sem ampliarmos a divulgação dos objetivos do evento e esclarecer a população sobre as reivindicações da marcha, demonstrando a importância desse poderoso instrumento de redistribuição de renda e justiça social.

Particularmente nos meios de comunicação do interior, onde a imprensa é mais permeável à divulgação de eventos nacionais, esses contatos se transformam em um elemento catalisador, potencializando a nossa marcha desde a base, dialogando com os trabalhadores e a sociedade. Panfletos, jornais, cartazes e camisetas, ainda que mais restritos às categorias, funcionam como elemento multiplicador de consciência, colocando a dimensão da luta da classe trabalhadora no embate.

É público e notório que a grande mídia, com seus interesses muito vinculados ao do sistema financeiro, tenta a todo custo blindar os aspectos mais perversos da política econômica, particularmente as mais altas taxas de juros do mundo, mantidas para alimentar o apetite voraz do superávit primário. Estamos do lado da trincheira que quer o desenvolvimento sustentável, o crescimento econômico com justiça social, com salários dignos. Defendemos menos juros e mais empregos, porque queremos o Brasil caminhando para a frente, pensando com a própria cabeça e andando com as próprias pernas. Infelizmente, há os que ainda teimam em reduzir o país aos desejos ditados pelos interesses externos, manietado a uma camisa-de-força, assistindo, passivo...

A história da CUT é da ousadia, da criatividade, da superação. Temos a convicção de que a melhor maneira de respondermos às necessidades e expectativas da classe trabalhadora é mobilizar plenamente o seu potencial, colocar milhares nas avenidas da capital federal para exigir o que é nosso de direito. O aumento do mínimo para R$ 400,00 e o reajuste de 13% na tabela do Imposto de Renda são medidas plausíveis, justas e necessárias. A prioridade deve ser ditada pelo povo, não pelos banqueiros. Se em apenas doze meses foram transferidos R$ 150 bilhões de juros ao sistema financeiro, é sinal de que os recursos existem. Este é um dinheiro que pertence aos trabalhadores e não pode continuar sendo dilapidado, drenado num círculo vicioso para atender aos interesses de uma pequena casta. Queremos esse dinheiro no nosso bolso, para melhorar as condições de trabalho e de vida. Queremos esse dinheiro erguendo hospitais, escolas, pontes, fábricas... Com essa determinação e esse compromisso, vamos rumar para Brasília. Juntos, honrando as lutas passadas, garantindo o nosso presente e construindo o futuro de prosperidade para o Brasil e seus filhos.

Ajude a divulgar a marcha em sua cidade ou categoria, mobilize, organize caravanas para ir a Brasília. É assim que se faz a luta política por um país melhor.

Antonio Carlos Spis