VI Fórum Social Mundial
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    06/02/2006

De 24 a 29 de janeiro, aconteceu na cidade de Caracas (Venezuela) o VI Fórum Social Mundial.

Com a participação de 80 mil inscritos em duas mil atividades, o FSM marcou um grande momento político das Américas com a vitória de governos progressistas, como Venezuela, Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia e Chile.

O Sindsaúde-SP e o ramo da Seguridade Social foram representados pelo diretor de Política Sindical da CUT/SP, Flávio de Souza Gomes.

Este ano o Fórum ocorre de forma descentralizada, em diferentes lugares do mundo. Além da América, também África e Ásia.

A programação do FSM foi estabelecida após consulta popular e os principais pontos debatidos são: Poder, política e lutas pela emancipação social; Estratégias imperialistas e resistências dos povos; Recursos e direitos para a vida: alternativas ao modelo civilizatório depredador; Diversidades, identidades e cosmovisões em movimento; Trabalho, exploração e reprodução da vida; Comunicação, culturas e educação; dinâmicas e alternativas democratizadoras.

Carta de Princípios

O Fórum é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.

O FSM se propõe a facilitar a articulação de forma descentralizada e em rede de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local e internacional, pela construção de um outro mundo, buscando resolver os problemas de exclusão e desigualdade social que o processo de globalização capitalista está criando.

Para acompanhar as atividades e debates, conheça o site do Fórum www.forumsocialmundial.org.br