Municipalizados da Capital realizarão Ato Público
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    08/03/2006

Trabalhadores públicos da Saúde no Estado de São Paulo realizarão um Ato Público contra a transferência de unidades municipais da saúde para a iniciativa privada, exigindo do Governo Estadual a garantia dos direitos dos trabalhadores estaduais que, apesar de atuarem no município, continuam com vínculo empregatício com o Estado.

O ato será no dia 10 de março (sexta-feira), às 10 horas, em frente à Secretaria Estadual da Saúde.

A manifestação é uma das ações deliberadas na Plenária dos municipalizados da Capital, realizada no dia 17 de fevereiro.

Com a aprovação em janeiro das Organizações Sociais (OSs) para gerenciamento da Saúde da Capital, servidores públicos estão sendo pressionados a se transferirem das unidades onde trabalham ou assinarem anuência com a nova gerência privada. Além disso, de acordo com a lei municipal (14.132/06), as Organizações Sociais poderão aproveitar o quadro atual, porém qualquer vantagem pecuniária que o servidor vier a receber pela OS não poderá ser incorporada à remuneração de origem do servidor.

Parte dos atuais funcionários da saúde municipal tem vínculo empregatício com o Estado. Isto é, eram profissionais de unidades estaduais que foram municipalizadas com a descentralização da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Agora, diante da ameaça de perder o emprego ou direitos trabalhistas, os municipalizados decidiram realizar Ato em protesto contra a terceirização da saúde municipal, exigindo providências do Governo Estadual.

O Sindsaúde-SP solicitou audiência com a Secretaria da Saúde no dia do Ato para debater soluções que garantam os direitos dos trabalhadores municipalizados.

Na ocasião também será protocolada a pauta de reivindicações da categoria referente à Campanha Salarial de 2006.

Data: 10 de março (sexta-feira)
    Horário: 10 horas
    Local: Secretaria Estadual da Saúde