SindSaúde-SP participa de ato contra terceirização da UBS Vera Cruz
    Autor: por Redação SindSaúde-SP
    06/08/2019

O SindSaúde-SP participou do ato contra a terceirização e a precarização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A mobilização foi realizada na manhã da última segunda-feira (5) em frente a unidade Vera Cruz, localizada no bairro de Perdizes, na capital paulista.

Além do SindSaúde-SP, também participaram da atividade Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), trabalhadores e os usuários que estão preocupados com a futuro da unidade. Na ocasião, foi realizada panfletagem para explicar à população os problemas que a terceirização pode acarretar.

Na próxima quarta-feira (7), os trabalhadores e usuários irão protestar em frente à Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (rua General Jardim, 36, na República) contra a terceirização das UBSs.

Entenda o caso
    A Prefeitura de São Paulo está entregando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que sejam administradas por Organizações Sociais da Saúde (OSS’s). No caso da UBS Vera Cruz, a Associação Saúde da Família passou a ser responsável pela gestão da unidade, desde o dia 31 de julho, sem que houvesse diálogo com trabalhadoras, trabalhadores e população, o que gera incertezas de como será o processo de transição.

Nesta unidade, além dos trabalhadores concursados pelo município, também há trabalhadores municipalizados, que são aqueles concursados pelo Estado de São Paulo, mas que trabalham em unidades municipais.

O SindSaúde-SP é contra a terceirização da gestão e defende um Sistema Único de Saúde (SUS) 100% público, abertura de concursos públicos para novas contratações e valorização do vínculo entre trabalhadores da saúde e usuários das unidades.

Ato na UBS Vera Cruz, dia 5 de agosto: