Estados e municípios são incluídos em relatório da Reforma da Previdência
    Autor: por Redação SindSaúde-SP
    28/08/2019

SindSaúde-SP reforça importância de pressionar senadores para votar contra o texto da PEC 6, de 2019

Trabalhadoras e trabalhadores do serviço público, tanto estaduais quanto municipais, foram incluídos em relatório da Reforma da Previdência, entregue pelo senador Tarso Jereissati (PSBD) ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na tarde da última terça-feira (27), por meio de uma PEC Paralela. Contudo, para que a PEC Paralela seja incluída nesse processo é coletar a assinaturas de 27 senadores.

“Precisamos pressionar os senadores para evitar que a PEC Paralela entre no pacote das maldades do governo”, salienta Alexandre Senna, secretário de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP).

Uma das formas de entrar em contato com senadores é por meio do site “Na Pressão” (https://www.napressao.org.br/), que é uma plataforma da internet, no qual você poderá enviar e-mail ou até mesmo mensagem via WhatsApp para os parlamentares. “Se cada trabalhadora e trabalhador entrar no site Na Pressão e enviar uma mensagem, vamos mostrar aos senadores que não estamos satisfeitos com essa Reforma da Previdência, que só diminuirá o valor dos benefícios e fará que a gente trabalhe por mais tempo”, avalia Senna.

Tramitação
    Segundo divulgado pela Agência Senado, se houver acordo entre os líderes de partidos, a leitura do relatório na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deverá ocorrer nesta quarta-feira (28) ou no mais tardar na sexta-feira (30).

Durante a entrega do documento, Davi Alcolumbre, afirmou que o Senado irá concluir a votação da reforma entre os dias 1º e 10 de outubro. Para isso, a presidente da CCJ afirma que a expectativa é de que a votação do relatório na Comissão seja realizada no dia 4 de setembro.

Apesar de ressaltar a questão da inclusão dos estados e municípios por meio da PEC Paralela, Jereissati não detalhou o conteúdo do relatório. Segundo o relator, foram sugeridas algumas supressões de dispositivos da proposta que veio da Câmara (ou seja, haverá retirada de alguns pontos sugeridos pela Câmara de Deputados), além disso, o relator disse que está sugerindo duas novas fontes de recursos para a Previdência Social.