Nota de repúdio
    Autor: SindSaúde-SP
    04/11/2019

SindSaúde-SP apoia pacientes, trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Pérola Byington

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde de São Paulo repudia à ação violenta do grupo autodenominado “40 dias pela vida” contra as pacientes do Hospital Pérola Byington, localizado na região central da capital paulista.

Esse grupo montou uma barraca, em 25 de setembro, numa praça em frente ao Hospital Pérola Byington, referência no atendimento à mulher e um dos poucos serviços públicos em que é possível realizar o aborto legalizado, e desde então, realizou ações que constrangeram as pacientes. Repudiamos a abordagem a essas mulheres num momento fragilidade e repudiamos também o ato de violência contra uma das pacientes no dia 21 de outubro, que ao relatar sua história para alguns integrantes do grupo acabou sofrendo um “mata-leão” de um homem e levou vário tapas no rosto de outra integrante.

Para o SindSaúde-SP é importante frisar que o Programa Bem-Me-Quer, criado em 2001, que atende vítimas de abusos sexuais de todos os gêneros e idades, oferecendo amparo jurídico, psicológico e social, atende aproximadamente 400 pessoas por mês e segundo informações dos(as) trabalhadores(as), mais de 50% delas são crianças. Então, a ação desse grupo prejudica todos os pacientes.

Aborto legal

O aborto legal é uma conquista do movimento de mulheres e que deve ser garantida e preservada. O SindSaúde-SP repudia qualquer ação que possa impedir ou constranger uma mulher por ir buscar algo que já lhe é direito.

Atualmente, a legislação brasileira permite que mulheres que tenham engravidado devido a estupro, que estão em gestação de fetos anencéfalos ou em gestação de risco possam abortar e impedir o aborto legal coloca em risco a mulher, pois muitas vezes terá que submeter a um aborto clandestino, que pode causar graves sequelas ou leva-las à morte.

Além de repudiar a ação, o SindSaúde-SP está apoiando a vigília em defesa das pacientes, trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Pérola Byington, que se instalou em frente ao hospital após o registro de agressão, para garantir que tal grupo não as importunem mais.

SindSaúde-SP em defesa dos pacientes, trabalhadoras e trabalhadores do Pérola!