TJ mantém suspensão da reforma da Previdência; Macris recorre ao STF
    Autor: Redação CPP
    12/12/2019

Crédito Imagem: Jordana Mercado

A liminar que suspendeu a reforma da Previdência do governador João Doria (PSDB), concedida pelo desembargador Alex Zilenovsky, está mantida. Em despacho nesta quarta-feira (11), relator do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que examinou recurso do presidente da Assembleia Legislativa de SP, Cauê Macris (PSDB), definiu que o autor da ação, deputado Emidio de Souza (PT), manifeste-se em até 15 dias úteis sobre a defesa do líder da Alesp. Diante disso, como só há uma sessão do Órgão Especial antes do recesso de final de ano do judiciário, a reforma deve permanecer suspensa até 2020.

Macris, no entanto, recorreu ao Supremo Tribunal Federal. "A Assembleia acaba de apresentar recurso ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e aguarda decisão", diz nota da Alesp. Segundo o presidente, Zilenovsky não compreendeu a importância da Previdência para a população paulista. O tema é prioritário para a liderança tucana, tanto que todos os trabalhos estão paralisados na Casa.

Para deputados de oposição, o presidente se comporta como rei, uma vez que outros assuntos poderiam ser tratados até o desfecho judicial da reforma da Previdência. "Não tivemos Colégio de Líderes nesta quarta-feira. O governo não quer votar outros projetos que podem beneficiar a população paulista. Está tudo travado, a casa está à deriva", afirma Carlos Giannazi (PSOL).