João Dória quer suspender o pagamento de precatórios, outra vez nós vamos pagar a conta.
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    03/04/2020

Uma das marcas mais fortes no Brasil, infelizmente, é a desigualdade.Vivemos em uma economia onde 1% da população detêm 30% de toda a riqueza no país e a renda média de mais da metade dos brasileiros é menor que um salário mínimo.

Mas não é só que nosso país é um dos mais desiguais do mundo, mas é que tudo que acontece aqui atinge a população de forma desigual. E os resultados da crise provocada pela Pandemia do Coronavírus também serão sentidos de forma diferente.

Morrerão mais pessoas entre a classe trabalhadora, e quando faltar leitos nas UTIs do SUS, os ricos terão seus convênios e hospitais particulares.

E, depois, quando os efeitos econômicos chegarem, quem pagará a conta também é a população mais pobre. Tanto é que o governador João Dória anunciou no dia 02/03 que vai pedir ao governo federal a suspenção do pagamento dos precatórios acima de R$ 12 mil.

Precatórios são dívidas que o governo tem com a população e ao invés de pagar transforma num título que representa uma promessa de pagamento. Muitos trabalhadores da saúde pública de São Paulo moveram processos contra o governo estadual, e ganharam, pois comprovadamente os governadores não seguiram as próprias leis.

Mas, ao invés do governo pagar e cumprir a decisão judicial, ele enrola, e transforma a dívida em precatório. Agora, com esse anúncio do governador, quer dizer que esses trabalhadores que já sofreram com situações de precariedade no trabalho, ainda vão ficar sem receber o que lhes é direito.

Outra vez quem vai pagar a conta somos nós trabalhadores. Ao invés de João Dória apoair medidas como a taxação das grandes fortunas, por exemplo, ele passará a conta para os mais pobres.