Nota de Repúdio
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    15/06/2020

O presidente da República Jair Bolsonaro, seguindo sua estratégia de promover polêmicas e dividir a sociedade para governar. Na última sexta-feira (12) proferiu mais um de seus discursos que tanto agridem a sociedade brasileira.

Ao levantar a suspeita sobre os hospitais falsificarem os dados sobre as internações e as mortes por covid-19 e pedir que seus militantes invadam os hospitais para fiscalizar e denunciar, o presidente levanta suspeita sobre todos os profissionais da saúde pública e privada do país.

Para que houvesse esse nível de falsificação, os(as) auxiliares administrativos(as) e de enfermagem, os(as) enfermeiros(as) e os(as) médicos, todos eles, precisariam estar envolvidos em uma grande conspiração para promover uma comoção social e fortalecer os movimentos de impeachment contra Bolsonaro.

Quem trabalha na saúde sabe o quão absurdo e irresponsável essa insinuação é, ainda mais vinda do chefe de estado. Aquele que deveria organizar a sociedade, manter a coesão social, produzir informações de qualidade de liderar o Brasil para o enfrentamento à pandemia, na verdade faz tudo em direção contrária.

Em vez de enfrentar a crise gerada pela pandemia busca inimigos fictícios, espalha mentiras, gera polêmicas para esconder que sua verdadeira opção é por manter os ricos mais ricos, e deixar os pobres à própria sorte. Infelizmente, o presidente cria distrações para esconder seu projeto autoritário e higienista.

Como efeito da lamentável declaração, já houve em diversos lugares do país ataques e invasões às unidades de saúde. A violência que compõe o jeito de fazer política do bolsonarismo ataca os profissionais da saúde e traz as agressões e desrespeito para dentro de hospitais.

A Declaração de Óbito é um procedimento regulamentado pelo estado brasileiro, organizado por Leis e procedimentos oficiais, compõe o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS), e envolve um conjunto de profissionais da saúde em seu preenchimento. Sua falsificação e crime, e vai contra todos os preceitos éticos dos trabalhadores da saúde.

Nós estamos literalmente dando nossas vidas para tratar a população brasileira. Estamos expostos à contaminação, muitos colegas faleceram e deixaram suas famílias. Os baixos salários e as condições precárias de trabalho agora somam-se à pandemia e, como se não fosse suficiente, à violência.

O SindSaúde-SP repudia o discurso do presidente Jair Bolsonaro e todos os ataques de seus seguidores, e convidamos mais uma vez todos os movimentos sociais e todas os cidadãos e as cidadãs a defender a Democracia e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Cleonice Ribeiro
    presidenta do SindSaúde-SP