Covid-19: SindSaúde-SP vai a Justiça, mais uma vez, em defesa dos trabalhadores que estão na linha de frente
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    03/07/2020

Crédito Imagem: Arte Roberto Araujo

Devido às inúmeras tentativas de negociação com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e suas autarquias, diante dos diversos riscos e ataques aos diretos e à vida das trabalhadoras e dos trabalhadores, sem que houvesse resolução por parte dos órgãos do governo, o SindSaúde-SP protocolou na Justiça um pedido de audiência sob mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região para tratar de tantas irregularidades denunciadas pelos profissionais da saúde.

A ação do SindSaúde-SP, realizada por meio do Escritório Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados, também requer que o Ministério Público do Trabalho (MPT) acompanhe as audiências, tendo em vista que o Sindicato fez uma denúncia de igual teor ao órgão.

Entre as denúncias do SindSaúde-SP na ação estão os problemas de fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) de qualidade às trabalhadores e aos trabalhadores, o grande número de adoecimentos por Covid-19 e os casos de trabalhadores que faleceram, vítimas da doença.

Além disso, no documento contém informações sobre as péssimas condições do ambiente de trabalho, como elevadores quebrados e sem manutenção, fazendo com que os corpos das vítimas de Covid-19 sejam transportados nos mesmo elevadores utilizados pelos trabalhadores, para levar comida aos pacientes e para o acesso dos pacientes aos andares, aumentando o risco de contaminação pela doença.

Há casos, como do Hospital das Clínicas de São Paulo, que falta local apropriado até mesmo para colocar as roupas dos profissionais que atuam nos setores reservados aos casos de Covid-19, expondo todos os outros trabalhadores que utilizam o mesmo vestiário ao risco.

O pedido de mediação aciona a SES, a Fazenda Pública do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (HCFMUSP-RP), e o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe).

Entenda o caso
    O pedido de mediação do SindSaúde-SP é mais uma medida do SindSaúde-SP para garantir a proteção das trabalhadoras e dos trabalhadores, o Sindicato já foi a Justiça e fez plantões na SES para exigir o fornecimento de EPI’s; o estabelecimento de um protocolo único de segurança para os trabalhadores, independentemente do cargo e categoria profissional; o treinamento adequado para todos, principalmente no caso da paramentação e desparamentação, quando há riscos de contaminação; e o afastamento de trabalhadores do grupo de risco de suas funções.

Além disso, o SindSaúde-SP entrou na Justiça contra a reavaliação da Insalubridade que foi iniciada pelo governo já no início deste ano o que poderia cortar do já baixo salário dos trabalhadores até R$712,53.

Somente este ano, o SindSaúde-SP travou diversas batalhas na Justiça, como nos casos citados acima, ou na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp),  quando os trabalhadores foram atacados com bombas de efeito moral e balas de borracha, ao deferem o direito à aposentadoria e contra o confisco salarial do governo de João Doria Jr.

O SinSaúde-SP continuará incansável nesta batalha, na defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde. Acompanhe nossas ações aqui em nosso site e em nossas redes sociais.

Leia mais sobre esses assuntos em: