Trabalhadores da região ABC/Mauá relatam avanço das terceirizações nos serviços em plenária on-line
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    07/07/2020

Terceirizações, descaso com a manutenção das unidades e a falta de recursos humanos, o que causa a sobrecarga dos profissionais que continuam na ativa foram alguns dos relatos das trabalhadoras e dos trabalhadores da região do ABC/Mauá durante a plenária on-line, realizada no dia 26 de junho.

Um dos trabalhadores relatou que houve até um acidente por conta da falta de manutenção. Um trabalhador quebrou o braço, ao tropeçar e cair, devido ao desnível do elevador na unidade na qual trabalha.

Em relação às terceirizações, os trabalhadores relatam que dentro dos hospitais estão sendo realizadas de forma gradual. Começaram pela limpeza, segurança e foram avançando aos poucos, chegando a terceirizar até o setor de anestesia. Os trabalhadores temem que os setores que estão passando por reformas nesse momento sejam para ser entregues às organizações sociais ou entidades filantrópicas, como aconteceu com o pronto-socorro do Complexo Hospitalar do Mandaqui, na zona norte da capital, que após a reforma foi entregue à Santa Casa de Birigui.

Além de debater os problemas que estão enfrentando, os trabalhadores fizeram sugestões para melhorar e qualificar a luta sindical e ainda elegeram os delegados que participarão da plenária estadual, que também será on-line. São titulares Silene Maria Nunes e Alexandre Desiderio Nascimento e a suplente será a Flávia.

Plenárias regionais on-line
    As plenárias regionais on-line são uma forma que o SindSaúde-SP encontrou diante da Pandemia de Covid-19, para manter a atuação na defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde, e assim, preservar os participantes, evitando o risco de contágio.

Além da plenária da região Oeste I da Capital, o SindSaúde-SP realizou plenária com trabalhadores do ABC/Mauá, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Ribeira. As próximas serão:
    - 08/07 (quarta-feira), às 20h – Mogi das Cruzes
    - 09/07 (quinta-feira), às 17h30 – Oeste III da Capital
    - 10/07 (sexta-feira), às 10h – Leste I e II
    - 13/07 (segunda-feira), às 9h30 – Araçatuba, Lins e Presidente Prudente
    - 14/07 (terça-feira), às 14h30 – Osasco
    - 15/07 (quarta-feira), às 10h – Campinas e Vale do Paraíba
    - 16/07 (quinta-feira), às 10h – Quarteirão

Entre os objetivos dessas plenárias estão discutir e mapear o avanço das organizações sociais e das terceirizações na saúde pública estadual em cada região, diante do desmonte promovido pelo governo de João Doria Jr.; esclarecer como foram as negociações e ações do SindSaúde-SP diante da ameaça de corte da insalubridade; esclarecer as mudanças devido à Reforma da Previdência; e tratar sobre as pautas em relação a proteção dos trabalhadores e das trabalhadoras diante da Pandemia de Covid-19 e traçar as próximas estratégias de luta.