Terceirizações, dificuldades de negociação e desvalorização dos trabalhadores municipalizados da capital foram alguns dos temas tratados na plenária on-line das regiões Leste I e II
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    15/07/2020

Desvalorizados, sobrecarregados e desrespeitados pelos governos do estado e do município foram os sentimentos relatados pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores das regiões Leste I e II da capital durante a plenária on-line, realizada na última sexta-feira (10).

Mais de 60 trabalhadores participaram da plenária, muitos deles municipalizados, que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que estão descontentes com as dificuldades de negociação com a Prefeitura de São Paulo e com o Estado, pois ambos muitas vezes tentam se eximir da responsabilidade sobre esses trabalhadores.

Um dos problemas tratados foi o pagamento da Bonificação de Resultados, que para os profissionais do município chegou a ser 10 vezes maior do que o valor pago para os municipalizados. Sem contar que o SindSaúde-SP precisou pressionar a prefeitura para que eles tivessem direito ao bônus.

Outro ponto importante é o descaso sofrido pelos trabalhadores do Hospital Geral de Guaianases que estão passando por um processo de terceirização da unidade sem que houvesse explicações e diálogo da gestão da unidade ou do governo. Para piorar a situação, o local deixou de atender aos pacientes que já faziam tratamento para acolher apenas casos suspeitos de Covid-19.

Já os profissionais do Hospital Geral de São Matheus relataram que temem que a municipalização da unidade seja realizada logo após as eleições deste ano. Além disso, os trabalhadores relataram que alguns profissionais estão sendo assediados por empresas para que migrem para elas quando houver a mudança de gestão.

Plenárias regionais on-line
    As plenárias regionais on-line são uma forma que o SindSaúde-SP encontrou diante da Pandemia de Covid-19, para manter a atuação na defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde, e assim, preservar os participantes, evitando o risco de contágio.

Além da plenária das regiões de Leste I e II, o SindSaúde-SP realizou reuniões on-line com trabalhadores das regiões do ABC/Mauá, Oeste I da Capital, Bauru, Marília, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Araçatuba, Lins, Presidente Prudente, Osasco, Campinas e Vale do Paraíba. As próximas serão:

16/07 (quinta-feira), às 10h – Quarteirão
    18/07 (sábado), às 16h – Centro, Sul e Sudeste da Capital
    20/07 (segunda-feira), às 10h – Oeste II da Capital
    21/07 (terça-feira), às 10h – Norte da Capital

Entre os objetivos dessas plenárias estão discutir e mapear o avanço das organizações sociais e das terceirizações na saúde pública estadual em cada região, diante do desmonte promovido pelo governo de João Doria Jr.; esclarecer como foram as negociações e ações do SindSaúde-SP diante da ameaça de corte da insalubridade; esclarecer as mudanças devido à Reforma da Previdência; e tratar sobre as pautas em relação a proteção dos trabalhadores e das trabalhadoras diante da Pandemia de Covid-19 e traçar as próximas estratégias de luta. Ao final da plenária regional são eleitos os delegados e as delegadas que irão participar da plenária estadual.