Sindicato unido e forte
desde 1989


    Setembro Amarelo: Pandemia de Covid-19 pode causar aumento na taxa de suicídio
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    18/09/2020

    Crédito Imagem:

    Estamos no Setembro Amarelo, mês de preservação da vida e prevenção ao suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre em decorrência de morte autoprovocada no mundo. Isso significa que ao ano quase 1 milhão de pessoas morrem dessa forma.
     
    No Brasil, infelizmente, o número de casos vem aumentando cada vez mais, deixando o país em 4° lugar na América Latina com o maior crescimento de mortes por suicídio. Segundo levantamento da organização, enquanto a taxa de mortes autoprovocadas no mundo reduziu 9,8% a cada 100 mil habitantes, no Brasil houve um aumento de 7%, no período de 2010 a 2016 (ano em que foi realizado o último levantamento).
     
    A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da OMS, afirma que “estudos recentes mostram um aumento da angústia, ansiedade e depressão, especialmente entre os profissionais de saúde. Somadas às questões de violência, transtornos por consumo de álcool, abuso de substâncias e sentimento de perda, tornam-se fatores importantes que podem aumentar o risco de uma pessoa decidir tirar a própria vida.”
     
    Para se ter uma ideia, a depressão é a doença psiquiátrica com maior prevalência no Brasil. A OMS estima que entre 20% e 25% da população teve, tem ou terá depressão.  Segundo a OPAS, a pandemia de covid-19 está agravando ainda mais esse já terrível quadro, principalmente, os profissionais de saúde, devido ao medo imposto pelo coronavírus.
     
    Renato Oliveira e Souza, chefe de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OPAS informa que ainda não é possível afirmar como esses problemas estão afetando a taxa de suicídios, mas para ele é importante conversar sobre o assunto. “Apoiar uns aos outros nestes tempos de pandemia e conhecer os sinais de alerta de suicídio para ajudar a preveni-lo”, ressalta Souza e completa: “Neste ano de 2020 nos encontramos em circunstâncias muito inesperadas e desafiadoras devido ao enfrentamento da pandemia da COVID-19. O impacto do novo coronavírus provavelmente afetou o bem-estar mental de todos. E é por isso que neste ano, mais do que nunca, é fundamental que trabalhemos juntos para prevenir o suicídio”
     
    Preciso de ajuda?
    Então, se você se sente sobrecarregado? Sem vontade de sair da cama? Não quer ver ninguém? Anda com uma sensação angustiante, como se estivesse vivendo uma tristeza sem fim? Ou até mesmo parou de sentir alegria pelas coisas que antes te faziam feliz? Esses podem ser sinas de que você precisa procurar ajuda profissional para cuidar de sua saúde mental!
     
    Sintomas como esses que citamos acima, podem ser indícios que você esteja vivendo um quadro depressivo e o mais indicado é que busque ajuda profissional, para te orientar como tratá-los de maneira adequada.
     
    Ao identificar um quadro depressivo é possível evitar problemas maiores no futuro e o mais preocupante é a morte por suicídio.
     
    Como está sua saúde mental?









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não