Sindicato unido e forte
desde 1989


    IBGE: 52% da população brasileira teve doença crônica em 2019
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    18/11/2020

    Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

    Mais da metade da população brasileira com 18 anos ou mais (159,1 milhões de pessoas) teve alguma doença crônica no ano passado, conforme levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde. A mais recorrente é a hipertensão arterial, doença apontada por 23,9% dos indivíduos entrevistados (38,1 milhões de pessoas).

     

    A Pesquisa Nacional de Saúde 2019 mostrou que a pressão alta atinge mais as mulheres e as pessoas mais velhas (56,6% dos que estão na faixa entre 65 e 74 anos e 62,1% dos que estão acima dos 75 anos).

     

    Os dados são utilizados para que políticas públicas de combate a essas doenças possam ser realizadas. Confira abaixo algumas das doenças relatadas pelos entrevistados.

     

    Depressão

     

    O levantamento, feito em parceria com o Ministério da Saúde, mostrou ainda que 10,2% dos entrevistados (16,3 milhões de pessoas) teve diagnóstico de depressão e, mais uma vez, as mulheres também são as mais afetadas (14,7% contra 5,1% dos homens). Do total que relatou o diagnóstico, 48% disseram usar algum tipo de medicamento contra a doença.

     

    Colesterol e diabetes

     

    Do total de entrevistados, 14,6% (23,2 milhões) tiveram diagnóstico de colesterol alto e 7,7% da população (12,3 milhões) foram diagnósticos com diabetes.

     

    Coração e AVC

     

    O diagnóstico de alguma doença do coração foi relatado por 5,3% dos entrevistados (8,4 milhões), enquanto 2% (3,1 milhões) informaram ter sofrido acidente vascular cerebral (AVC).










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não