Anvisa aprova registro definitivo da vacina da Pfizer/ Biontech
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    23/02/2021

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (23), o registro definitivo da vacina da Pfizer/Biontech contra a Covid-19. É a primeira autorização definitiva de uma vacina na América Latina. A ironia é que o laboratório ainda não assinou contrato de venda com o Ministério da Saúde e não há doses disponíveis para aplicação.

Até o momento, a Anvisa apenas tinha aprovado o uso emergencial das vacinas Coronavac (Butantan/ Sinovac) e Oxford/ AstraZeneca. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produz esta última vacina, solicitou o registro definitivo do imunizante à Anvisa, mas ainda não houve autorização.

Processo

Segundo disse o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, a reportagem publicada no site “UOL”, a vacina Pfizer/ Biontech teve sua “segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa”.

Essa autorização permite que as doses da vacina sejam comercializadas para imunização de toda a população brasileira.

Negociação

O acordo entre Brasil e Pfizer está parado desde o primeiro semestre do ano passado. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o laboratório impõe cláusulas “leoninas”, como responsabilizar-se por possíveis reações adversas.

Representantes da empresa estiveram ontem (22) no Congresso. Senadores prometeram intervir para que o acordo de compra seja fechado.