Ministério da Saúde gastou 29% a mais em compra de máscaras KN95, diz site
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    20/07/2021

Notícia publicada na coluna do jornalista Thiago Herdy, no portal de notícias “UOL”, denuncia que o Ministério da Saúde gastou US$ 66 milhões de dólares (R$ 345,18 milhões) por 40 milhões de máscaras em abril do ano passado, quando poderia ter pagado US$ 51,1 milhões, uma diferença US$ 14,8 milhões. Isso significa que o governo poderia ter despendido 29% menos no valor da compra.

As máscaras foram compradas para serem distribuídas a profissionais de saúde que trabalharam na linha de frente da Covid-19.

Conforme os documentos obtidos pela reportagem, o governo pagou US$ 1,65 (R$ 8,63) por cada máscara. A contrato foi assinado com a 356 Distribuidora, Importadora e Exportadora, representante no Brasil da empresa Hong Kong Global Base Development HK Limited.

No mesmo mês, conforme as informações, a empresa importou 200 mil máscaras KN95 para um grupo privado, por US$ 1,28 cada (R$ 6,69). Ou seja, o país teria economizado US$ 0,37 por máscara se a tivesse comprado pelo mesmo valor.

Vale lembrar que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado apura informações de cobrança de propina e superfaturamento na compra das vacinas Covaxin e AstraZeneca pelo ministério.

Com informações do UOL.