Trabalhadores(as) do Hospital Vila Penteado temem terceirização da unidade
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    13/08/2021

Em assembleia realizada pelo SindSaúde-SP na última quarta-feira (11), com as trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Geral de Vila Penteado, na zona oeste da capital, os profissionais destacaram que temem que haja a terceirização do hospital e apontaram que tiveram os plantões extras suspensos e os pedidos de folgas abonadas e de licenças-prêmio negados.

O diretor da Região Oeste II, Rinaldo de Novaes Gomes, e o delegado sindical de base (DSB), Jorge Luiz da Cruz Correia, participaram da assembleia e orientaram os(as) trabalhadores(as) sobre os pontos colocados. “Quem recebeu a negativa sobre folgas abonadas e licenças-prêmio deve sempre fazer a solicitação por escrito e protocolar, para que haja prova documental”, explicou Gomes, que completou: “Vamos levar todos os questionamentos à direção do hospital e à Secretaria de (Estado) da Saúde para cobrar um posicionamento”.

As trabalhadoras e os trabalhadores escolheram dois representantes para participar das negociações com a gestão do hospital. Foram eleitos Ricardo e Joyce.

PLC 26

Durante a assembleia, o diretor regional também abordou o Projeto de Lei Completar 26, de 2021, do governo estadual, que pretende, entre outras coisas, retirar o direito às folgas abonadas; dificultar a concessão de adicional de insalubridade; acabar com a pecúnia referente à licença-prêmio; e também pode acabar com os reajustes salariais, instituindo uma bonificação que não será incorporada à aposentadoria.

Gomes também orientou que os profissionais que tiveram Covid-19 precisam abrir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) como forma de respaldo, principalmente, para aqueles que tiveram sequelas.

Resposta da gestão

Ainda na quarta, a diretora técnica do hospital, dra. Renata Denise Rosa, aceitou conversar com o Sindicato e os representantes dos trabalhadores. Na ocasião, ela alegou que os plantões extras não acabaram, mas que não há demanda que justifique essa necessidade no momento.

Sobre as terceirizações, segundo ela, por ora, estão realizando estudos para terceirizar apenas o Departamento de Recursos Humanos. “A respeito disso, também vamos questionar a Secretaria de Estado da Saúde na próxima reunião da mesa”, afirmou Gomes.

O diretor também cobrou que o hospital abra a CAT para todos que tiveram Covid-19. Gomes contou que a diretora se comprometeu em convocar os(as) trabalhadores(as) ainda esta semana para regularizar essa situação.

O SindSaúde-SP continuará em contato com os trabalhadores para verificar se todos foram chamados. “Também faremos a eleição da Comsat (Comissão de Saúde do Trabalhador) em breve no hospital”, afirmou.

Atendimento

A dra. Renata também destacou, durante a reunião, que, segundo o contrato do governo do estado, o Hospital Geral de Vila Penteado continuará com atendimento exclusivo de Covid-19 até dezembro deste ano.

Ela ainda explicou que há um estudo para reabertura de atendimento de queimados, ortopedia e cirurgias gerais, como ocorria antes da pandemia.

Nova assembleia

O SindSaúde-SP já solicitou o anfiteatro do hospital para que haja nova assembleia para discutir esses outros pontos com as trabalhadoras e trabalhadores.

Vejam mais fotos AQUI!

Acompanhe em nosso site e redes sociais para ter mais informações.