Hosp. Regional de Assis: 30 anos de história como referência em saúde pública
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    17/09/2021

O Hospital Regional de Assis “Dr. Joelson Leal Lisboa” completará, no próximo dia 21 de setembro, 30 anos de história, sendo uma referência em saúde pública na região. Essa trajetória bem-sucedida foi erigida graças à dedicação e belo trabalho desempenhado pelas trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que todos os dias se levantam, faça chuva ou faça sol, para prestar o melhor atendimento possível à população.

A diretora da Região de Marília do SindSaúde-SP, Silmara Grassi, destacou a importância do hospital para a população da região. “O fato de o hospital ter uma estrutura cem por cento vinculada ao (SUS) fez dele uma referência, pois a unidade oferece cirurgias e tratamentos de alta complexidade, como para casos de câncer, hemodiálise e muitos outros. Somado a tudo isso, temos o comprometimento do funcionalismo público, o qual é essencial para fazer essa estrutura funcionar de modo eficiente”, disse.

Silmara pontuou que, mesmo com os constantes ataques de direitos e precarização em curso do serviço público de saúde pelo governo do estado, as trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Regional de Assis continuam se dedicando com muito amor e competência a prestar o melhor serviço possível àqueles(as) que passam pela unidade.

“O SUS é uma das principais bandeiras do SindSaúde-SP e nós, ao longo da história do Sindicato, temos feito esse trabalho de conscientização ressaltando a importância de toda a população brasileira manter esse bem, que é a saúde pública universal e gratuita a todos(as). Não há no mundo algo similar ao SUS, voltado a uma população com mais de 200 milhões de habitantes”, frisou.

Durante a pandemia de Covid-19, não fosse o SUS, muitas mortes mais teriam ocorrido. “O SUS ajudou a salvar muitas vidas na pandemia, principalmente dos cidadãos e cidadãs mais carentes, que não podem pagar por um convênio ou por uma consulta particular. Além disso, o Programa Nacional de Imunização (PNI), uma referência mundial, está levando vacina no braço de todo mundo”, lembrou a diretora.

Histórico

O Hospital Regional de Assis surgiu tão logo foi aprovada a Lei 8.080, que instituiu o SUS e que completará 31 anos no próximo domingo. A unidade traduz aquilo que o SUS é: saúde integral, digna e gratuita, devolvendo à população em serviço de saúde o pagamento de impostos.

A unidade foi idealizada nos anos 1970, mas só foi inaugurada oficialmente em 21 de setembro de 1991 – portanto, um ano depois da lei do SUS -, pelo Decreto Lei 33.380, de 23 de setembro de 1991.

Em 2001, ficou estabelecido que a unidade, ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, só atenderia única e exclusivamente aos usuários do SUS de 25 municípios do entorno.

No ano seguinte, foi celebrado Termo de Cooperação Técnica entre a secretaria e a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), o que contribuiu para torná-lo uma referência em ensino e atendimento.

O SindSaúde-SP parabeniza a todas as trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Regional de Assis por seu carinho e dedicação no atendimento à população, e deseja que todos(as) possam ser mais valorizados pelo governo do estado.

Vida longa ao Hospital Regional de Assis!

Vida longa ao SUS, um bem de todos os brasileiros e brasileiras!

Parabéns a todas e todos que ajudam a construir essa história!