Mês da Consciência Negra: Centrais e sindicatos realizam uma série de mobilizações
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    17/11/2021

A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) e sindicatos estão organizando uma série de mobilizações para conscientizar a sociedade a respeito do Novembro Negro, ou Mês da Consciência Negra. Serão realizadas atividades culturais, debates e atos por todo o estado de São Paulo (para ver a agenda, clique aqui).

O Mês da Consciência Negra é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que se tornou líder do Quilombo de Palmares, ao lado de sua companheira Dandara. Ele foi assassinado em 20 de novembro de 1665 e, por essa razão, neste dia foi instituído o Dia da Consciência Negra, proclamado feriado em mais de cem municípios no país.

Devido à pandemia de Covid-19, parte das mobilizações serão realizadas de modo virtual.

Marcha

Há alguns anos, no dia 20 de novembro é realizada a Marcha da Consciência Negra pelas centrais e sindicatos. Em São Paulo, a 18ª edição da marcha vai acontecer na Avenida Paulista, com concentração a partir das 13h, em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

Acompanhe mais notícias a respeito do Mês da Consciência Negra em nosso site e redes sociais.

Com informações da CUT-SP