Sindicato unido e forte
desde 1989


    Com avanço da ômicron e da gripe, SP prorroga uso de máscara até 31 de janeiro
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    21/12/2021

    Crédito Imagem: a cidade on

    O governo do estado de São Paulo anunciou ontem (20) que manterá o uso de máscaras obrigatório, até 31 de janeiro de 2022, em espaços públicos coletivos. O objetivo da medida é prevenir contra o aumento de casos da variante ômicron e do vírus da gripe, que têm crescido no estado.

     

    Até ontem, o estado contabilizava 20 casos de Covid-19 com a nova cepa, sendo 17 deles na capital paulista e os demais no interior. Na sexta-feira passada (17), o governo municipal confirmou a transmissão comunitária (quando não vem de fora) da variante na cidade.

     

    Multa

    Quem descumprir a determinação de usar máscaras pode ser multado em R$ 552,71. Já para os estabelecimentos, a multa é de R$ 5.294,38.

     

    De acordo com dados do Centro de Vigilância Sanitária estadual, foram aplicadas 10.476 autuações pelo não uso de máscara desde que o equipamento de proteção individual (EPI) passou a ser obrigatório, em 1º de julho de 2020.

     

    Vacinação

    O governo do estado já chegou a anunciar o fim da obrigatoriedade do uso da máscara para o início de dezembro, mas teve de voltar atrás com o avanço da nova variante.

     

    Hoje, 78,49% da população do estado está com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única da Janssen). Se for considerada só a população adulta (acima de 18 anos), São Paulo tem hoje 95,4% de pessoas com ciclo completo de imunização.

     

    Máscara ainda é necessária!

    Contudo, estar vacinado não impede um indivíduo de pegar a doença ou de transmitir o coronavírus. A vacina, que é defendida pelo SindSaúde-SP, ajuda a reduzir casos graves e óbitos pela doença, contribuindo, dessa forma, para não sobrecarregar os sistemas público e privado de saúde, como vimos ocorrer nos momentos mais críticos da pandemia.

     

    Outra situação que tem preocupado no país é o aumento dos casos de gripe. Devido à pandemia, muitos cidadãos e cidadãs deixaram de participar da campanha de vacinação contra a gripe e, por isso, a alta no número de pacientes internados com sintomas da Influenza A – febre muito alta, calafrios e aumento da frequência cardíaca entre eles – tem sido monitorada pelas autoridades.

     

    Por isso, o SindSaúde-SP recomenda: USE máscara! Esta EPI é fundamental para protegê-lo(a) contra os dois vírus – o da Covid-19 e o da gripe.

     

    Somado a isso, higienize sempre as mãos com água, sabão ou álcool em gel 70%, prefira locais abertos e ventilados naturalmente, mantenha o distanciamento físico seguro e faça o uso correto da máscara, dando preferência àquelas com garantia de proteção.

     

    Nós, profissionais de saúde, temos papel fundamental no processo de divulgar informações corretas, combater notícias falsas e orientar as pessoas sobre os protocolos sanitários que devem ser seguidos.

     

    Nós sabemos bem o quanto as máscaras ajudam a salvar vidas.

     

    Com informações da Agência Brasil e do G1.










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não