Anvisa aprova primeira vacina totalmente brasileira contra a Covid-19
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    07/01/2022

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (7), o registro de um insumo para a fabricação da vacina da AstraZeneca, produzida pela parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Oxford. Assim, não será mais necessário importar da China ou da Índia o IFA, insumo utilizado para a fabricação do imunizante. Isso faz com que este seja o primeiro imunizante cem por cento brasileiro.

O processo para conseguir autorização da Anvisa para produzir o IFA nacional teve início ainda no ano passado. Conforme o comunicado da Anvisa, estudos de comparabilidade demonstraram que “ao ser fabricado no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada”.

A Fiocruz assinou contrato para produzir a vacina AstraZeneca no Brasil, com direito à transferência de tecnologia.

A Anvisa concedeu à Fiocruz um certificado de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo, em maio de 2021, o que garante que a linha de produção cumpre todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA.

Com informações do UOL.