Sindicato unido e forte
desde 1989


    Pandemia faz crescer número de profissionais de saúde com depressão na América Latina
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    17/01/2022

    Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

    Um estudo que tem a colaboração de diversos países, incluindo o Brasil, mostra que a pandemia de Covid-19 tem afetado seriamente a saúde mental de profissionais de saúde na América Latina. Entre 14,7% e 22% das trabalhadoras e trabalhadores consultados em 2020 tiveram sintomas de depressão, enquanto entre 5% e 15% disseram já ter pensado em suicídio.

     

    O relatório “The Covid-19 Health Care Workers Study (Heroes)” foi elaborado por pesquisadores das universidades do Chile e Columbia, em colaboração com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Bolívia, Guatemala, México, Peru, Porto Rico, Venezuela e Uruguai.

     

    De acordo com Rubén Alvarado, pesquisador da Universidade do Chile, “a pandemia aumentou o estresse, a ansiedade e a depressão entre os profissionais de saúde e revelou que os países não desenvolveram políticas específicas para proteger sua saúde mental”.

     

    Segundo os pesquisadores, a saúde mental dos profissionais de saúde foi afetada pela necessidade de apoio emocional e financeiro, preocupação em infectar familiares, conflitos com parentes de pessoas infectadas e mudanças nas funções laborais.

     

    Por outro lado, os entrevistados disseram que a confiança de que governos e instituições poderiam lidar com a pandemia, contar com uma rede de apoio de colegas e a espiritualidade e religiosidade ajudaram a maioria deles a lidar com o problema.

     

    No relatório, os pesquisadores defenderam modificar o ambiente de trabalho, melhorar salários e contratos, além de criar espaços para que as equipes possam se desabafar como caminhos para lidar com o problema.

     

    Para ver o estudo na íntegra, clique aqui.

     

    Com informações da Agência France Press.










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não