OMS: casos de Covid-19 no Brasil crescem 193% em uma semana
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    19/01/2022

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados ontem (18), mostram que os casos de Covid-19 no Brasil cresceram 193% em apenas uma semana, no período encerrado no domingo passado (16). A entidade internacional destacou que o crescimento é devido à variante ômicron, que é mais transmissível e já predomina na maioria dos países.

A entidade reforçou que usou dados que podem estar subnotificados, uma vez que o Ministério da Saúde sofreu um apagão de dados em seus sistemas. Ainda assim, o órgão ressaltou que o indicador brasileiro está bem acima da média mundial, que teve uma expansão média de 20%.

Em sete dias, o mundo apontou quase 19 milhões de novos casos de Covid-19, uma taxa recorde e que representa um volume maior que todos os casos registrados nos seis primeiros meses da pandemia.

Óbitos

Mesmo com a taxa de óbitos estável em 45 mil na semana, a OMS insistiu em reforçar que a variante ômicron não é “suave”.

Além disso, devido ao problema com o sistema de informações brasileiro, que sofreu um ataque de criminosos virtuais e continua apontando instabilidade no processamento de dados, o órgão considerou a situação brasileira “preocupante”.

Dados do painel da Covid-19 do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), mostram que, até as 18h de ontem (18), o Brasil registrava 23.211.894 casos e 621.517 óbitos pela doença. Somente nas últimas 24 horas, foram apontados 137.103 novos casos de Covid-19 e 351 mortes.

O estado de São Paulo responde por 4.513.255 desse total de casos e 155.858 vidas perdidas.

Com informações do UOL