Sindicato unido e forte
desde 1989


    19 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Saiba como ajudá-las
    Autor: SindSaúde-SP
    07/02/2022

    Crédito Imagem: Sindsaúde-SP

    De 2018 a 2020, o número de pessoas passando fome no Brasil passou de 10,3 milhões para 19,1 milhões. Esse número representa quase a população inteira da Grande São Paulo. São cidadãs e cidadãos brasileiros que não sabem o que nem quando vão comer, situação triste e desesperadora. Saiba como ajudar clicando aqui.

     

    O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), que integra o projeto VigiSAN, foi realizado em 2.180 domicílios nas cinco regiões do país, em áreas urbanas e rurais, entre 5 e 24 de dezembro de 2020.

     

    Os dados mostram que, nos três meses anteriores à coleta de informações, 44,8% dos lares brasileiros tinham seus moradores em situação de segurança alimentar, enquanto os 55,2% restantes conviviam com algum grau de insegurança alimentar, ante 36,7% apontados em 2018.

     

    Isso significa que 116,8 milhões de brasileiros e brasileiras não tinham acesso pleno e permanente a alimentos, sendo que 43,4 milhões deles (20,5%) não tinham alimentos em quantidade suficiente para garantir uma dieta que lhes assegurasse a sobrevivência, e 19,1 milhões estavam passando fome.

     

    Problema histórico

     

    A fome sempre foi um problema histórico no Brasil, mas, em 2014, o país havia saído do Mapa da Fome, principalmente devido aos programas de transferência de renda e de combate à pobreza.

     

    A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2013 mostrava que 4,2% dos brasileiros e brasileiras estavam em situação de fome naquele ano, o nível mais baixo registrado até então, o que fez com que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura excluísse o Brasil do Mapa da Fome no ano seguinte.

     

    Os números mais recentes mostram, no entanto, que o país voltou aos patamares de 2004.

     

    Para ajudar quem está passando fome, clique aqui.










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não