Anvisa aprova medicamento da Pfizer para uso em tratamento contra a Covid-19
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    31/03/2022

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, ontem (30), autorização temporária para utilização do uso emergencial do antiviral Paxlovid, produzido pela Pfizer, indicado para tratamento de adultos que não requeiram suplementação de oxigênio e apresentam riscos de desenvolver quadros graves da Covid-19. A autorização acontece quase dois meses depois do pedido feito pela farmacêutica.

Estudo feito pela Pfizer mostrou que o Paxlovid reduziu em 89% o número de hospitalizações e mortes por Covid-19.

O órgão regulador ressaltou, no entanto, que o medicamento não substitui a vacina, o meio mais eficaz de evitar o agravamento dos quadros da doença, além de óbitos.

O Paxlovid é um antiviral de uso oral composto por duas substâncias, a nirmatrelvir e ritonavir, e só deve ser usado por, no máximo, cinco dias, e em pacientes a partir de 12 anos e que estejam com quadros muito graves ou críticos da doença.

Grávidas e pacientes com insuficiência renal grave ou falha renal não devem tomar o medicamento, que já é utilizado no tratamento contra a Covid-19 em outros países, como Canadá, China, Austrália, Japão e México.

Com informações do portal UOL