Sindicato unido e forte
desde 1989


    Semana de Vacinação nas Américas vai até 30 de abril. Consulte o calendário
    Autor: SindSaúde-SP
    25/04/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) deu início, no último sábado (23), à 20ª Semana de Vacinação nas Américas e à 11ª Semana Mundial de Imunização com o lema: “Você está protegido? Tome todas as vacinas”. A ação vai até 30 de abril e acontece em todos os países e territórios das Américas.

     

    A entidade salienta que as vacinas de rotina são aquelas recomendadas para todas as pessoas, levando-se em conta a idade e o histórico de vacinação.

     

    O calendário contempla vacinas infantis e aquelas de rotina para adolescentes, gestantes, adultos e idosos. Estão na lista os imunizantes contra o sarampo, rubéola, gripe, poliomielite, febre amarela, pneumococo e HPV, que podem se propagar rapidamente entre grupos de pessoas não imunizadas.

     

    Por isso, é importante verificar cada calendário para saber quando receber as doses e a periodicidade com que devem ser feitas.

     

    Baixa adesão

    No mundo todo, a pandemia de Covid-19 fez com que muitos pais deixassem de levar seus filhos para receberam as vacinas que protegem as crianças contra doenças perigosas, como a poliomielite e o sarampo.

     

    No Brasil, a baixa adesão à vacinação contra a poliomielite, sarampo e tuberculose, doenças altamente transmissíveis e perigosas, acendeu o alerta vermelho das autoridades.

     

    No ano passado, dados do Ministério da Saúde apontavam baixa cobertura vacinal contra a poliomielite, que causa paralisia infantil, da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), da tetra viral (tríplice e vacina da varicela, contra a catapora) e da BCG, dada em recém-nascidos contra a tuberculose.

     

    Ao longo do primeiro ano de pandemia, em 2020, a cobertura vacinal da poliomielite ficou em 75,88% e para a segunda dose de tríplice viral, o porcentual foi de 62,75%.

     

    No entanto, importante salientar que a queda na cobertura vacinal já vem sendo registrada desde 2016. Por essa razão, doenças já erradicadas, como a poliomielite, voltaram ao país.

     

    Para acessar o calendário de vacinação, clique aqui.

     

    Com informações do site www.paho.org/pt










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não