Sindicato unido e forte
desde 1989


    Hepatite misteriosa deixa SP em alerta
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    28/04/2022

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou um novo tipo de hepatite aguda (inflamação no fígado), com agente causador ainda desconhecido, que está se alastrando pela Europa. Até o momento, no total foram identificados 158 crianças e adolescentes de 0 a 16 anos infectados pela doença. Fora da Europa, já foram notificados nove casos nos Estados Unidos e outros 12, em Israel.

     

    O surto foi anunciado pela primeira vez, no Reino Unido, em abril, sendo que os primeiros casos foram registrados em janeiro deste ano. Os especialistas estão preocupados com a gravidade da doença, pois uma em cada dez crianças que apresentaram os sintomas precisaram de transplante de fígado, sendo que uma delas não resistiu.

     

    Segundo os primeiros levantamentos, pelo menos 74 casos tinham em comum a infecção por adenovírus do tipo 41, que causa problemas gastrointestinais (como dor abdominal, vômitos e diarreia). Apenas 20 testaram positivo para Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19, e outros 19 tiveram infecção simultânea por Sars-Cov-2 e adenovírus.

     

    Capital

    A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Prefeitura de São Paulo divulgou um documento orientador, na última terça-feira (26), no qual informa que são casos suspeitos os “indivíduos que apresentam quadro de hepatite aguda, com idade entre 0 e 16 anos” e como casos prováveis os “indivíduos que apresenta quadro de hepatite aguda, com idade entre 0 e 16 anos, com dosagem de aspartato aminotransferase (AST) ou alanina aminotransferase (ALT) acima de 500 UI/L.”

     

    Em ambos os casos, a equipe técnica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), do Programa Municipal das Hepatites Virais e Núcleo das Doenças Agudas Transmissíveis da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Covisa orienta que sejam notificados imediatamente, tanto pela rede pública de saúde quanto pela privada, por meio do formulário (clique aqui e acesse), que deve ser encaminhado para o e-mail: [email protected]

     










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não