Piso da saúde, economia e saúde foram alguns dos temas abordados por trabalhadores(as) de Presidente Prudente durante Etapa Regional do 13º Congresso
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    17/10/2022

A Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP:  SOMOS AS ESTRELAS DO SUS foi realizada pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras da região de Presidente Prudente, na subsede, no dia 06 de outubro. O diretor da região de Presidente Prudente, Paulo Roberto Índio do Brasil, os membros da comissão organizadora do 13º Congresso: Antônio José Dechechi, secretário de Comunicação, e Gervásio Foganholi, secretário de Administração e Finanças, além do assessor de Formação, Pérsio Plensack, fizeram a abertura da atividade, que também contou com a exibição do vídeo de boas-vindas da presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro.

Balanço

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram eleições, política, piso salarial da saúde, economia e saúde. “Foi um debate muito rico com os trabalhadores de vários setores das áreas da saúde, que trouxeram questões pertinentes ao serviço público de saúde, sobre as terceirizações, precarização do contrato de trabalho e a prestação de serviços para a população. Os participantes tiveram ideias e propostas interessantes para levar para a Etapa Estadual do 13º Congresso. Então, fiquei muito feliz e foi uma etapa muito rica no debate, isso para o SindSaúde-SP é muito importante”, avaliou Gervásio Foganholi.

O diretor regional, Paulo Índio destacou que a Etapa Regional foi uma oportunidade ímpar para dialogar melhor com o(a) trabalhador(a) e para refletir sobre as ações do Sindicato. “Estamos discutindo, nesse Congresso, toda a conjuntura do nosso país, além das questões dos trabalhadores públicos da saúde do estado de São Paulo. Aqui, o trabalhador expôs o que ele quer e quais as metas devemos atingir”, contou e completou: “Por exemplo, sabemos que o salário é muito baixo, que somos negligenciados e que a saúde no estado de São Paulo vem, há anos, sendo entulhada pelo governo, mas agora

vamos levar ideias para o 13º Congresso, que eu creio que vai serão muito boas para a defesa das pautas dos trabalhadores estaduais da saúde.”

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura durante a manhã, que teve como principais temas: o futuro do Brasil, a democracia, a política atual, o piso salarial da saúde, as eleições, a economia, a saúde e a escolha dos governantes.

Em relação ao que está em jogo, eles apontaram as terceirizações, os direitos dos(as) trabalhadores(as), a democracia, a economia, a saúde, a educação a moradia, a segurança e o salário decente. Sobre como isso os afetam, eles falaram sobre as condições de trabalho, o desrespeito e a desmotivação dos trabalhadores, a saúde, as questões financeiras e psicológicas.

Na sequência, foi apresentado, pelo assessor Pérsio, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região de Presidente Prudente. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios frente ao mapeamento apresentado, tais como: as estratégias para aumentar a sindicalização, as dificuldades de mobilização e a necessidade de atividades de formação.

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical. “A atividade foi muito produtiva. Estou com boas perspectivas para os próximos encontros. A Comissão Regional de Delegados Sindicais de Base vai incentivar a participação, ajudar nas resoluções dos problemas e vai dar outro parâmetro para as pessoas que não acompanham as ações do SindSaúde-SP, porque, infelizmente, hoje a gente tem uma visão meio deturpada do que é o Sindicato e o que ele faz. Então, eu acredito que essa Comissão vai ajudar as pessoas a enxergar o nosso trabalho”, avaliou Daiane Flores Kiefer, que trabalha no Hospital Estadual de Presidente Prudente e participou da Etapa Regional.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as outras Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS