Trabalhadores(as) da região Sul da Capital realizaram análise de conjuntura durante Etapa Regional do 13° Congresso do SindSaúde-SP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    11/11/2022

As trabalhadoras e os trabalhadores que atuam em unidades e equipamentos de saúde na região Sul da capital paulista participaram da Etapa Regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, realizada na sede do SindSaúde-SP no dia 06 de outubro. Confira a galeria de fotos no final do texto.

Participaram da abertura do evento, a presidenta do SindSaúde-SP, Cleonice Ribeiro, a diretora da região, Rita Lemos, as integrantes da Comissão Organizadora do 13º Congresso: a secretária de organização sindical, Roseli Ilídio, e a diretora da região do ABC Gilvania Santos Santana, além da técnica do Dieese, Joana Biava.

Balanço

As Etapas Locais da região Sul da capital foram realizadas nos meses de julho e agosto com ampla participação dos(as) trabalhadores(as).

Nessa Etapa Regional os principais temas discutidos foram: a privatização, a terceirização do Sistema Único de Saúde (SUS), as eleições e as mudanças nas legislações.

Para a diretora da região, Rita, “hoje foi realizada mais uma etapa regional do 13º Congresso do SindSaúde-SP com a participação dos trabalhadores da região Sul. Foi uma etapa muito importante, porque foram debatidas várias propostas para serem encaminhadas para a Etapa Estadual do Congresso. Nesse momento delicado que nós estamos passando, é importante a gente tirar pautas para os próximos quatro anos em prol da defesa de melhores condições de trabalho e de melhores salários para os funcionários públicos da área da saúde do estado de São Paulo.”

Pautas

Os(as) participantes se dividiram em grupos e realizaram uma análise de conjuntura durante a manhã, que teve como principais temas: as eleições, a terceirização do SUS, as vacinas, a política, a corrupção, o descaso aos profissionais da saúde e religião.

Em relação ao que está em jogo, eles apontaram: aumento das doenças pandêmicas, o futuro da nação, o desemprego, a educação e o salário.

Sobre como isso os afetam, eles falaram sobre: a saúde, a habitação, o trabalho e o aumento da vulnerabilidade.

Na sequência, foi apresentado, pela técnica Joana, um mapa com os principais equipamentos e Organizações Sociais da Saúde (OSS) da região Sul da capital. Depois, os(as) participantes debateram sobre os desafios apresentados, tais como: garantir a colaboração dos filiados, a troca de experiências entre aposentados e ativos.

No período da tarde, a discussão foi sobre uma das mudanças propostas pelo SindSaúde-SP para ampliar e melhorar a organização sindical.

A delegada Rosária Cruz Lopes, assistente social do Hospital Regional Sul, falou sobre a sua primeira participação em um Congresso do SindSaúde-SP, “é a primeira vez que eu participo do Congresso do SindSaúde-SP, tenho a dizer que foi tão importante e tão rico, que a gente discutiu questões fundamentais para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da área da saúde. A gente também discutiu a importância das articulações no entorno do local de trabalho. E uma das coisas que eu achei muito interessante foi o controle social. Nós temos que trabalhar o controle social, principalmente nesse momento político. É o momento que a gente precisa estar juntos para garantir a política estadual de saúde, o nosso direito ao SUS e todas as políticas sociais existentes através das nossas conquistas na área da saúde”.

Próximos passos

Na ocasião, também foram eleitos(as) os(as) delegados(as) e suplentes para a Etapa Estadual do 13º. Congresso, que será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro, na cidade de São Pedro, interior de São Paulo.

Para saber mais sobre essa e as próximas Etapas Regionais, acompanhe nosso site e redes sociais.

Lembre-se, quando postar suas fotos das atividades, use as tags:

#13CongressoDoSindSaúdeSP

#SomosAsEstrelasDoSUS