Sindicato unido e forte
desde 1989


    Entidades nacionais e internacionais condenam atos antidemocráticos
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    09/01/2023

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    A Internacional de Serviços Públicos (ISP), a UNI Global Union, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), todas entidades que o SindSaúde-SP é filiado, se posicionaram contra os atos terroristas e antidemocráticos que aconteceram na tarde do último domingo (8), em Brasília.

     

    A ISP lembrou, em texto publicado em seu site, que as ações dos grupos bolsonaristas já vinham acontecendo desde as eleições, com os acampamentos em frente aos quarteis do exército e repudiou “veementemente o ataque golpista em Brasília orquestrado por grupos que não aceitam o legítimo resultado das eleições”.

     

    “Fica mais nítido o significado do bolsonarismo: terroristas. Se dizem patriotas, mas não passam de golpistas, vândalos, que não aceitam o Estado democrático de direito. A ISP se soma a todas as organizações democráticas do mundo no repúdio a esse ato fascista e exige punição dos responsáveis, em particular dos líderes políticos e financiadores dessas manifestações golpistas”, declarou o secretário regional da ISP para Interamérica, Jocelio Drummond.

     

    “Não aceitaremos que o legítimo resultado das eleições no Brasil seja desrespeitado e utilizado como argumento para tentativas criminosas de golpes. Defendemos todas as formas de manifestação, desde que essas sejam pacíficas e legítimas, o que não é o caso. Defenderemos o diálogo social e o respeito as instituições democráticas, mas jamais admitiremos a impunidade. Seguiremos lutando em prol das pautas sindicais e por serviços públicos de boa qualidade, diante do governo eleito e legítimo”, afirmou a subsecretaria regional para o Brasil da ISP, Denise Motta Dau.

     

    A UNI condenou os atos e reforçou a necessidade de defender a manutenção do Estado Democrático de Direito. “Este foi um ataque flagrante contra a democracia brasileira, e é mais um capítulo vergonhoso da tendência global de negação de eleições e enfraquecimento das instituições democráticas que temos visto com muita frequência em todo o mundo nos últimos anos”, afirmou a entidade em nota.

     

    Polícia inerte, governo estadual conivente

    Em nota, a CUT denunciou a omissão e a conivência do Governo do Distrito Federal (GDF), dos comandantes da Polícia Militar (PM) e dos órgãos de segurança do governo distrital, que mesmo diante dos diversos alertas da imprensa, de parlamentares, dos órgãos de segurança nacional e do Ministro da Justiça, não tomaram as medidas necessárias nem disponibilizaram os efetivos policiais suficientes para impedir os terroristas.

    “A CUT exige a apuração e a punição exemplar de todos os participantes e de todos aqueles que financiaram, convocaram e contribuíram para que essa violência contra a democracia brasileira fosse organizada e concretizada”, publicou a Central.

     

    A CNTSS chamou os atos de vandalismo de “atitudes nefastas”, que nunca foram vistas na história da vida política nacional e destacou a necessidade da intervenção federal para conter os terroristas.

     

    “As ações gravíssimas de terrorismo que macularam de forma gravíssima a Democracia brasileira na data deste domingo e causaram danos impensáveis e irreparáveis ao patrimônio público nacional e à ordem pública consolidam-se como o ápice de um movimento golpista que vem sendo construído de forma mais ativa desde o período eleitoral por parte de manifestantes a mando de Bolsonaro”, afirmou a confederação em nota.

     

     

    Leia as notas na íntegra:

     

    ISP condena fortemente a tentativa de golpe perpetrada por terroristas bolsonaristas no Brasil

     

    UNI condena o ataque à democracia brasileira

     

    CUT defende democracia e exige punição exemplar dos terroristas bolsonaristas

     

    CNTSS/CUT repudia e quer a punição de todos os responsáveis pelos atos terroristas impetrados em Brasília neste 08 de janeiro










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não