17ª Conferência Nacional de Saúde: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia
    Autor: CNS
    17/01/2023

Crédito Imagem: CNS

A 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) será realizada de 2 a 5 de julho deste ano pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, as conferências municipais iniciaram em novembro do ano passado em todo o país e encerram no mês de março, organizadas pelos Conselhos de Saúde. Já as etapas estaduais e do Distrito Federal serão realizadas de abril a maio de 2023.

Para participar da 17ª CNS, é necessário acompanhar a realização no seu município e estado, onde os interessados poderão ser eleitos para a etapa final. Outras atividades também são preparatórias para a etapa nacional, como a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, que foi realizada em novembro passado, e a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada de 16 a 19 de maio de 2023, em Brasília.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.