7 de abril: Dia Mundial da Saúde
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    06/04/2023

O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril, mesma data em que foi fundada a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, e para celebrar o aniversário da instituição, a OMS lançou a campanha 75 anos Melhorando a Saúde Pública com enfoque na jornada para atingir Saúde para Todos. O objetivo da OMS é a promoção da saúde, mantendo um mundo seguro a serviço das populações vulneráveis para alcançar o nível mais alto de bem-estar e saúde.

A OMS já conseguiu várias conquistas na luta pelo bem-estar da população mundial. Segundo a mestre em biologia, Vanessa Sardinha dos Santos, em seu artigo “Organização Mundial de Saúde (OMS)”, uma dessas conquistas foi a erradicação da varíola graças aos seus esforços contínuos entre os anos de 1967 e 1979. “Outra importante conquista foi a diminuição de cerca de 99% dos casos de poliomielite, um projeto conhecido como Iniciativa Global de Erradicação da Pólio”, afirmou a bióloga.

Além disso, a OMS teve papel fundamental na luta contra a AIDS e mais recentemente na crise sanitária da Covid-19, com as orientações de como os governos deveriam agir para reduzir a proliferação do vírus e evitar novas mortes.

O SindSaúde-SP reconhece a importância da OMS na defesa da saúde pública e se une a instituição, tendo em vista que essa é uma bandeira de luta do Sindicato, pauta que será tema de nossas discussões contantementem, principelmente, diante do novo governo estadual que dará continuidade à política de privatização dos serviços. Por isso, devemos nos unir para defender o Sistema Único de Saúde.

Ato Unificado do Dia Mundial da Saúde

Nesta quarta-feira (05) o SindSaúde-SP participou do Ato Unificado do Dia Nacional da Saúde as 9h30, em frente à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o SindSaúde-SP irá participar do grande ato que marcará o Dia Mundial da Saúde.

A mobilização deste ano tem como temática: “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia” e está sendo organizada pelas entidades que compõe a Frente Ampla em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), entre elas, está o SindSaúde-SP.

Após o ato em frente à SES, as trabalhadoras e os trabalhadores seguiram mobilizados até a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Confira a live aqui e a galeria de fotos da manifestação abaixo.