Atenção trabalhadores(as) com os golpes de empréstimo consignado e ações trabalhistas
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    12/04/2023

Golpes financeiros como devolução de valor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), pagamento antecipado de tarifas para recebimento de ações trabalhistas e empréstimos consignados têm sido cada vez mais frequentes. É importante ficar atento ao compartilhamento de dados e à contratação de empréstimos por telefone ou pela internet.

Conheça os tipos de crimes financeiros mais comuns:

Golpe da ação trabalhista

O SindSaúde-SP alerta trabalhadoras e trabalhadores na ativa, aposentados(as) e pensionistas sobre o golpe de pessoas que se passam por representantes do sindicato e pedem dinheiro antecipado para liberar o pagamento de ações trabalhistas, contudo, não existe nenhum tipo de cobrança anterior ao pagamento da ação para liberar o valor a receber.

Se houver algum contato em nome do SindSaúde-SP é importante ligar para o telefone da nossa sede ou de uma de nossas subsedes para confirmar se o contato foi de um(a) representante do sindicato ou não. Alertamos que qualquer pagamento devido deverá ser realizado após a liberação dos valores a receber da ação trabalhista.

Golpe do empréstimo consignado

Esse crime pode ser realizado com ou sem a ciência da vítima. Recentemente, foi descoberto que criminosos disponibilizam para venda o chamado “kit fraude” com dados, documentos e imagens das vítimas. Com a posse desse “kit fraude” é possível realizar aberturas de contas e empréstimos em instituições financeiras pela internet e as vítimas, muitas vezes, só descobrem o golpe após serem notificadas pelas cobranças das dívidas.

No início desse mês, a polícia civil localizou um call center clandestino, no estado do Rio de Janeiro, que atuava extorquindo pessoas que possuíam crédito consignado oferecendo o pagamento antecipado das parcelas a vencer com uma amortização do valor total da dívida. Foi localizado inclusive anotações de orientações para enganar as vítimas.

Golpe do IOF

Neste tipo de fraude, voltada para aposentados(as) e pensionistas, os bandidos contatam as vítimas por ligações telefônicas em nome da Previdência Social e dizem que existe uma devolução do IOF que foi descontado por conta da aposentadoria. Eles chegam a enviar, por mensagem de e-mail ou via WhatsApp, cartas timbradas do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) para aumentar a credibilidade da vítima.

Esse tipo de golpe tem sido cada vez mais sofisticado, pois eles apresentam todos os dados da vítima em potencial, inclusive, o valor da aposentadoria. Além de utilizarem um falso serviço 0800 da Dataprev, empresa pública de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Fique atento(a)! Não caia em golpe!