SindSaúde-SP elege as Comissões Sindicais Regionais
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    18/04/2023

O SindSaúde-SP realizou as eleições das Comissões Sindicais Regionais em todo o estado. As reuniões para escolher os(as) Delegados(a) Sindicais de Base (DSBs) que irão compor a comissão aconteceram entre os dias 14 de março e 6 de abril, em 25 regionais do Sindicato.

Esses DSBs serão responsáveis por acompanhar as ações relacionadas à Formação Sindical; Comunicação e Imprensa; Saúde do Trabalhador; Controle Social; Aposentados; Atividades Sociais e Culturais; Mulher Trabalhadora; e Igualdade de Oportunidades (Juventude, Combate ao Racismo, PCD e LGBTQIA+).

Cada representante fará parte do Coletivo Estadual, que será coordenado pelas respectivas secretarias do SindSaúde-SP, com o objetivo de articular as ações na esfera estadual. Os(as) diretores(as) regionais terão a responsabilidade de coordená-los na região e fazer a articulação com as secretarias do SindSaúde-SP, para que haja ações conjuntas.

Resolução do Congresso

O resgate e reformulação das Comissões Sindicais Regionais é uma das resoluções do 13º Congresso do SindSaúde-SP: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, que percebeu a necessidade de ampliar e qualificar a organização sindical, para fortalecer ainda mais a luta em defesa da manutenção dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores e garantir novas conquistas.

Esses coletivos, articulados com a direção do SindSaúde-SP, demais DSBs e trabalhadores(as) da base, têm papel importante para colocar em prática as ações que foram aprovadas no 13º Congresso.

A plenária

Além de eleger a Comissão Sindical Regional, durante as reuniões sob coordenação dos diretores do SindSaúde-SP, os DSBs revisitaram as resoluções do 13º Congresso e fizeram um diagnóstico visando contribuir na organização sindical na região.

Os(as) DSBs também definiram quais serão as ações que devem ser intensificadas pelo Sindicato; discutiram as estratégias para garantir conquistas na Campanha Salarial 2023; traçaram um Plano de Sindicalização; e foram informados do calendário de atividades previsto para este ano, como as datas dos cursos de formação dos coletivos, das reuniões de monitoramento, e dos seminários temáticos virtuais e presenciais.

Participaram das reuniões das Comissões Sindicais Regionais a direção regional; os DSB's; a secretária de Organização Sindical, Roseli Ilídio, representantes designados pela direção executiva do Sindicato, que auxiliaram no debate e na sistematização, em comum acordo com a direção regional.