SindSaúde-SP participa de abertura da SIPAT do Hospital Santa Tereza em Ribeirão Preto
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    26/04/2023

O diretor da região de Ribeirão Preto, Edson Carlos Fedelino, participou da abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), do Hospital Santa Tereza, a convite do presidente da Comissão de Saúde do Trabalhador (Comsat), Ronie Agostinho. Confira a galeria de fotos no final do texto.

A abertura do evento foi realizada as 9h, contou com a participação de trabalhadores e trabalhadoras da unidade de saúde e teve como tema o assédio moral, com a participação do Núcleo de Pesquisa de Assédio Moral da USP. A programação da Sipat, que teve início nesta segunda-feira (24), vai até a sexta-feira (28).

O diretor Edson contou como foi a atividade. “Nós falamos sobre a importância da segurança interna de prevenção de acidentes e da participação das pessoas na Sipat, para que a gente possa compreender questões sobre a segurança dos trabalhadores e a prevenção para que não aconteça nenhum acidente de trabalho”.

Ele falou sobre a questão do assédio moral e como o(a) trabalhador(a) pode proceder no caso de sofrer esse tipo de violência no trabalho. “O assédio moral é um tema muito importante de ser debatido, até porque as pessoas têm que compreender um pouco melhor como funciona o assédio moral e quais as consequências para o trabalhador e o que pode acontecer com ele. A gente tem o Núcleo de Pesquisa de Assédio Moral da USP, que funciona como uma rede de apoio que conta com psicólogos, professores e médicos prestando o atendimento para o trabalhador que sofrer assédio moral.”

Edson também explicou sobre a atuação do sindicato contra o assédio moral e pela saúde dos(as) trabalhadores(as). “O SindSaúde-SP realiza o atendimento jurídico para os filiados que sofreram qualquer tipo de injustiça no trabalho, e orienta sobre a prevenção de acidentes ocupacionais e a segurança das trabalhadoras e dos trabalhadores”.

Nesse sentido, uma das conquistas do SindSaúde-SP são as Comsats nas unidades de saúde. A Comsat faz parte das estratégias de prevenção da saúde do(a) trabalhador(a). O objetivo da Comsat é atuar em conjunto com outros órgãos, comissões e dispositivos externos e internos para promover a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida, humanização do trabalho e integração das políticas prevencionistas que serão estabelecidas e implementadas no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com formação bipartite e paritária.