SindSaúde-SP participa do lançamento do Guia sindical: Enfrentando a violência no trabalho, da ISP
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    17/05/2023

Crédito Imagem: ISP

O SindSaúde-SP participou do ato de lançamento do Guia sindical: Enfrentando a violência no trabalho, na manhã desta terça-feira (16). O guia é um projeto da Internacional de Serviços Públicos (ISP) – entidade à qual o SindSaúde-SP é filiado –, que explica o que é a violência de gênero e os efeitos que tem na sociedade; fala sobre as consequências da violência doméstica na vida profissional da mulher e lista sinais para que possamos identificar vítimas. Além de responder de maneira didática qual o papel do sindicato no combate à violência no ambiente de trabalho.

Pelo SindSaúde-SP estiveram presentes a secretária de Igualdade de Oportunidades, Renata Scaquetti e a secretária de Atividades Sociais e Culturais, Valéria Fernandes.

O guia

O material foi elaborado com o apoio Fundação Friedrich Ebert (FES) no Brasil, e será um importante instrumento para que seja ratificada a Convenção n°190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata de assédio sexual e moral como expressão da violência no trabalho, em especial a de gênero´.

Clique aqui e acesse o guia na íntegra.

Ao longo dos últimos anos, a Internacional de Serviços Públicos (ISP), junto com outras organizações sindicais e com o apoio de várias entidades, entre elas a Fundação Friedrich Ebert (FES), atuou fortemente para que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovasse uma Convenção sobre o tema. Em 2015, o Conselho de Administração da OIT aprovou que na Conferência Internacional do Trabalho, realizada em 2017, o tema fosse pautado, almejando a construção de uma proposta inicial de Convenção Internacional para prevenir e eliminar a violência no local de trabalho.

Em 2019, finalmente, a Convenção nº 190, acompanhada da Recomendação nº 206, foi aprovada. Agora é fundamental que o Brasil a ratifique. Essa proposta inclusive foi apresentada pela ISP em conjunto com as Centrais Sindicais para a Federação Brasil da Esperança durante o processo eleitoral em 2022.

A ISP avalia que “reconhecer que a violência, em particular a praticada contra a mulher, é um tema a ser enfrentado pelos sindicatos, empregadores e gestores é um passo importante”. O SindSaúde-SP tem esse mesmo entendimento, por isso está atuando fortemente nessa questão, ampliando a formação da direção que atua nessa área e fortalecendo as ações na base, com restruturação dos coletivos de Igualdade Oportunidades e de Mulheres.

Lançamento

O lançamento do guia sindical faz parte da programação da atividade do Comitê Consultivo Subregional – SUBRAC 2023, que iniciou no dia 16 e segue até o dia 18 de maio, na capital paulista.

Na parte da tarde, foram realizadas 3 reuniões simultâneas dos Comitês de LGBTQIA+, que contou com a participação do diretor da região Sudeste da capital do SindSaúde-SP, João Luis Bento; de Jovens, com a representação de Renata Scaquetti; e Combate ao Racismo e à Xenofobia, com a participação da diretora da região ABC/Mauá, Gilvânia Santana.