20 de maio: Dia dos(as) Técnicos(as) e Auxiliares de Enfermagem
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    20/05/2023

Neste sábado, 20 de maio, é celebrado o Dia dos(as) Técnicos(as) e Auxiliares de Enfermagem, data escolhida por ser o dia do falecimento de Ana Nery, que foi uma mulher pioneira na enfermagem brasileira.

Além disso, hoje também marca o fim da Semana da Enfermagem, que começou no dia 12 de maio, com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem.

Desde sua concepção, em meados de 1840, quando Florence Nightingale desenvolveu métodos para o tratamento de feridos de guerra, a enfermagem busca tratar de forma humanizada as pessoas que estão em sofrimento devido suas enfermidades.

Apesar de sua importância para a sociedade, a enfermagem sofre com a desvalorização profissional e salarial. Mesmo durante a pandemia de Covid-19, quando ficou explícita sua importância, não houve uma mudança de postura dos governantes, no caso do serviço público, e nem dos donos de hospitais, no setor privado, para recompensar toda a dedicação desses(as) trabalhadores(as). Eles receberam aplausos, mas continuaram enfrentando dificuldades para pagar suas contas e para colocar comida na mesa.

Muitos os consideraram heróis e anjos, mas nós vimos trabalhadoras e trabalhadores corajosos(as), que dependem da profissão para sustentar suas famílias e para garantir o pão de cada dia.

Nós do SindSaúde-SP, vimos milhares de profissionais que se colocaram em risco, para continuar em seus empregos e continuar atendendo aos seus pacientes. Sem a certeza que estariam vivos no dia seguinte.

Perdemos inúmeros companheiros(as) levados(as) pela Covid-19 e por suas sequelas. O SindSaúde-SP homenageou cada um deles diariamente não desistindo da luta, pelos que se foram, por suas famílias e pelos profissionais que continuam atuando dedicados em cuidar do próximo.

Também fizemos uma série de homenagens durante o 13° Congresso: SOMOS AS ESTRELAS DO SUS, lembrando o nome de cada companheira e companheiro que estão brilhando no firmamento.

Por aqueles(as) que se foram e pelos(as) que seguem na luta, que nós do SindSaúde-SP damos: Parabéns, às técnicas, aos técnicos e aos(às) auxiliares de enfermagem por seu dia.

Vocês merecem todo reconhecimento e valorização profissional e salarial por terem escolhido em suas jornadas salvar milhares de vidas.

Nós do SindSaúde-SP parabenizamos toda a enfermagem, pois não largaram seus postos em defesa da vida da população brasileira.

Todavia, aproveitamos a oportunidade para lembrá-los(as) que seguimos na defesa de melhores condições de trabalho, da efetiva aplicação do piso da enfermagem e de valorização profissional. Contamos com toda enfermagem para mostrar ao governo do estado nossa força e para cobrar que as reivindicações de todas as trabalhadoras e de todos os trabalhadores da saúde sejam atendidas.

Juntos somos fortes!