Vitória! Trabalhadores(as) do Hospital Brigadeiro conquistam a regularização do pagamento do PIE
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    21/06/2023

O SindSaúde-SP garantiu uma importante vitória para as trabalhadoras e os trabalhadores administrativos do Hospital Brigadeiro, que estavam sem receber o Prêmio de Incentivo Especial (PIE), desde que houve a transição da gestão do equipamento e um problema de entendimento do governo de quem era a responsabilidade de efetuar o pagamento dessa complementação salarial (estado ou organização social), o que prejudicou os(as) trabalhadores(as) que lutam para sobreviver com seus baixos salários.

Segundo a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o primeiro pagamento foi realizado no dia 25 de maio. A informação foi confirmada para o SindSaúde-SP na última reunião com a CRH, no dia 30 de maio, quando a coordenadora de Recursos Humanos, Cida Novaes, também informou que os valores retroativos serão quitados.

A restituição e regularização aconteceu graças à ação do Sindicato na mesa de negociação com a CRH e à insistência do diretor da região Centro, Paulo Moura, que não descansaram até que houvesse uma resposta positiva em relação às perdas sofridas pelos(as) profissionais.

Entenda o caso

O Prêmio de Incentivo Especial é pago aos(às) trabalhadores(às) regidos pela lei 1.080/2008, ou seja, administrativos, desde 2013 quando foi aprovado o direito à jornada de 30 horas semanais para esses profissionais. O PIE é uma forma de compensar as diferenças remuneratórias para que não houvesse perda salarial decorrente da redução de jornada.