SindSaúde-SP cobra solução para problemas na compensação de emendas e banco de horas
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    23/06/2023

O SindSaúde-SP realizou uma mesa de negociação com a gestão do Posto de Atendimento Médico (PAM) Várzea do Carmo e do Departamento Gerenciamento Ambulatorial da Capital (DGAC) sobre a compensação do ponto facultativo; do banco de horas; e da liberação de trabalhadores(as) para atividade sindical.

A reunião foi realizada na última segunda-feira (19) com a participação do diretor da região Centro, Paulo Moura; da secretária de Saúde do(a) Trabalhador(a), Janaína Luna; e os delegados sindicais de base (DSBs), Rose Ribeiro e Carlos Alberto; representando o hospital participaram o diretor técnico, Humberto Cupertino; do Recursos Humanos (RH), Elisabeth Pedroso; o chefe de RH, Vanderval Novaes de Sousa; do RH DGAC, Rosangela Stockler de Lima e Eliana Ramos.

Os(as) trabalhadores(as) reclamaram ao Sindicato que havia informações divergentes em relação à compensação dos feriados. “Nosso intuito é de que haja uma regra clara e uniforme para todos os trabalhadores e ficou acertado que todos os profissionais deverão repor as horas das emendas até o mês do feriado”, explicou o diretor regional.

Sobre o banco de horas, Paulo relatou que ficou acertado que o debate será aprofundado numa próxima reunião, pois além das questões legais (já que não existe regulamentação de banco de horas), foi discutido que dependo a forma que a escala de plantões seja elabora, o(a) trabalhador(a) pode estar cumprindo uma jornada excessiva.

“Há alguns problemas na escala de serviço e, por conta disso, os trabalhadores estão tendo menos folgas do que as apontadas na sua escala de trabalho. Além disso, o excesso de jornada é um dos elementos que contribui para o adoecimento mental, e são necessárias políticas de prevenção e de erradicação desse elemento adoecedor”, pontou a secretária de Saúde do(a) Trabalhador(a), Janaína Luna.

Atividades sindicais

Em relação a liberação dos(as) trabalhadores(as), foi esclarecido pelos dirigentes sindicais à gestão que é um direito constitucional dos(as) trabalhadores(as) participarem das assembleias gerais promovidas pelo SindSaúde-SP.